VICISSITUDES DA TRANSMISSÃO NA ESCOLA
REFLEXÕES EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36126Resumen
Neste artigo objetiva-se realizar uma reflexão teórica sobre a transmissão cultural na escola bem como sobre seu declínio iniciado há cerca de cem anos com o advento da Educação Progressiva. Tal reflexão se embasa teoricamente no campo de pesquisas da Psicanálise e Educação, sobretudo nos conceitos de sujeito do inconsciente e de transmissão simbólica ou transmissão inconsciente. Servindo-se também de reflexões da Filosofia da Educação pautadas sobretudo no pensamento de Hannah Arendt, analisam-se os pressupostos psicologizados da Educação Progressiva e o curto-circuito na transmissão escolar gerado por estes. Propõe-se a partir disso que tais pressupostos centenários centraram a escola no aluno e em seu aprendizado individual em detrimento do laço educacional com o professor, da transmissão cultural e do sujeito do inconsciente que habita professores e alunos. Conclui-se que os pressupostos em questão posicionaram o aluno como mestre de si mesmo, de modo que o ideário progressista lançou então os discentes na direção de um aprendizado individualista, desenvolvimentista, pragmático e rompido com o Outro simbólico
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