GÊNERO E HISTÓRIA DAS MULHERES
DISPUTAS POLÍTICAS NOS CURRÍCULOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.34767Resumen
Diante do contexto atual de ascensão de grupos reacionários, este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que investigou o tratamento dado às questões de gênero e à história das mulheres nos documentos curriculares oficiais do Ensino Médio. Observou-se que esses conteúdos foram negligenciados no material analisado. Uma das explicações para esse fato é a ação de grupos reacionários como o Escola sem partido no processo de disputa pelas definições curriculares. A metodologia de pesquisa foi a análise documental. O referencial teórico foi baseado nos estudos de gênero, enfatizando o aspecto fundamentalmente social, relacional e cultural das diferenças alicerçadas no sexo, nos estudos curriculares e da história, entendendo a inclusão das mulheres nos currículos como um questionamento ao conhecimento histórico escolar tradicional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.