A SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL NAS AULAS DE DANÇA CLÁSSICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26045Palabras clave:
educação somática, sensibilização, dança clássica, ensino, aprendizagemResumen
Este artigo é parte integrante da tese de doutoramento em Artes, em andamento, na Universidade de Lisboa - Portugal, e tem como objetivo refletir sobre o processo de sensibilização corporal nas aulas de dança clássica desenvolvidas durante a investigação doutoral. Para a coleta de dados, fez-se uso da metodologia da investigação-ação com os estudantes do Curso Técnico de Dança Clássica da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA. Esses dados foram analisados à luz dos estudos da educação somática (Hanna, 1986; Fortin, 1999; Bolsanello, 2010), do conceito de sensibilização (Imbassaí, 2003) e da fenomenologia da percepção (Merleau-Ponty, 2015). Os resultados mostraram que o processo de sensibilização corporal nas aulas de dança clássica contribuiu para a percepção corporal dos participantes e para modificações dos padrões de movimento, o que traz à tona discussões a respeito da construção do conhecimento em dança clássica e de novas formas de fazer e pensar este ensino pautado no indivíduo. Conclui-se que o processo de sensibilização nas aulas de dança clássica prioriza o conhecimento voltado para a formação do bailarino como ser uno, integral, além de produzir subsídios epistemológicos sobre o processo de ensino e aprendizagem do movimento corporal.Descargas
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Publicado
2019-04-30
Cómo citar
Rosario, R. L. (2019). A SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL NAS AULAS DE DANÇA CLÁSSICA. Educação Em Foco, 23(1), 443–468. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26045
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Artigos
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