O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ESTUDO DESCRITIVO-CORRELACIONAL ENTRE UMA UNIVERSIDADE PORTUGUESA E BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26040Palabras clave:
Estudantes universitários. Universidade. Perfil sociodemográfico. Ensino-aprendizagemResumen
A UNESCO (2011), afirma que a educação deve ter como centro os alunos e considerá-los como protagonistas da sua aprendizagem e não como recetores do ensino. Neste sentido é de extrema relevância a realização de um estudo que possa contribuir para a identificação do perfil do aluno. Desta forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar a relação entre o perfil sociodemográfico entre duas universidades de dois países (Brasil) e (Portugal). Procedemos com um estudo descritivo-correlacional, transversal, de abordagem quantitativa. 1240 estudantes universitários participaram deste estudo, aos quais foi aplicado um questionário de autopreenchimento e escala de Graffar (1956) para identificar o NSE - Nível socioeconômico. Os dados foram analisados através do teste não paramétrico de c2, com nível de significância de 5%. Do total da amostra a maioria era do sexo feminino (54,9%) e pertencia ao grupo etário do 19-20 anos (39,4%). A média da idade foi de 20,11±, o mínimo 17 e o máximo 56 anos. A maioria era solteira (94,1%) e pertencia à classe média alta (46,7%). Constatamos existir relação entre o estado civil, grupo etário, coabitação, manutenção financeira, meio de deslocação à universidade e NSE (c2: p≤0,000). Foram encontradas semelhanças e diferenças entre os alunos universitários dos dois países.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-04-30
Cómo citar
Fonseca, rubia salheb, Escola, J., Carvalho, A., & Loureiro, A. (2019). O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ESTUDO DESCRITIVO-CORRELACIONAL ENTRE UMA UNIVERSIDADE PORTUGUESA E BRASILEIRA. Educação Em Foco, 23(1), 341–366. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26040
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.