DE QUEM É A INFÂNCIA?

Autores/as

  • Elizabeth Tunes Universidade de Brasília e UNICEUB – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20104

Palabras clave:

territorialidade – infâncias – vivência

Resumen

No presente texto, são discutidos os conceitos
de território, territorialidade e infância,
problematizando cada um e as relações que podem
guardar entre si. Para tanto, parte-se da definição de
território e territorialidade, mostrando-se como esses
conceitos foram apropriados pelas ciências humanas
em geral, após a ampliação de seu sentido feita pela
etologia. Critica-se, então, a proposta metodológica
apresentada na etologia para estudo das relações
sociais humanas, descrevendo-se, sinteticamente,
a solução elaborada no âmbito da perspectiva
histórico-cultural de Lev Semionovitch Vigotski
com a formulação dos conceitos de situação social de
desenvolvimento e vivência (perejivanie).

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Publicado

2018-12-27

Cómo citar

Tunes, E. (2018). DE QUEM É A INFÂNCIA?. Educação Em Foco, 23(3), 819–834. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20104

Número

Sección

Artigos