DE QUEM É A INFÂNCIA?
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20104Keywords:
territorialidade – infâncias – vivênciaAbstract
No presente texto, são discutidos os conceitosde território, territorialidade e infância,
problematizando cada um e as relações que podem
guardar entre si. Para tanto, parte-se da definição de
território e territorialidade, mostrando-se como esses
conceitos foram apropriados pelas ciências humanas
em geral, após a ampliação de seu sentido feita pela
etologia. Critica-se, então, a proposta metodológica
apresentada na etologia para estudo das relações
sociais humanas, descrevendo-se, sinteticamente,
a solução elaborada no âmbito da perspectiva
histórico-cultural de Lev Semionovitch Vigotski
com a formulação dos conceitos de situação social de
desenvolvimento e vivência (perejivanie).
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Published
2018-12-27
How to Cite
Tunes, E. (2018). DE QUEM É A INFÂNCIA?. Educação Em Foco, 23(3), 819–834. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20104
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Artigos
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