A CIDADE E O CONSERVATÓRIO NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19892Palabras clave:
Conservatório de Música – Educação – Processos de SubjetivaçãoResumen
O Conservatório de Música Lia Salgado foi fundado em 1956, na cidade de Leopoldina como parte de um projeto de educação mais amplo de investimento nas Artes. Considerando a importância deste projeto, sobretudo o papel desenvolvido pelo Conservatório na cidade, estamos interessados em discutir os processos de subjetivação a partir deste espaço e das artes. Processos de subjetivação que dizem das diferentes maneiras e mecanismos de constituição dos sujeitos, envolvendo discursos, práticas, mecanismos, espaços, histórias. Assim sendo, procuramos analisar as relações que atravessam a constituição desses sujeitos como alunos de um Conservatório Estadual de Música, como moradores de uma cidade do interior de Minas, ou seja, como alunos e moradores de uma cidade do interior de Minas que tem um Conservatório de Música fruto de um contexto histórico, de um tempo-espaço outro que se relaciona com a ideia de cidade e de sujeito, de passado-presente. Como essa relação Cidade-Conservatório se constrói e se sustenta bem ao estilo arqueológico de Foucault, ou seja, uma escavação no sentido de descortinar as práticas e os discursos que foram nos atravessando e constituindo o que somos como sujeitos e “isso” que chamamos “realidade”?Descargas
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Publicado
2018-08-03
Cómo citar
Ferrari, A. (2018). A CIDADE E O CONSERVATÓRIO NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS. Educação Em Foco, 23(2), 430–451. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19892
Número
Sección
Artigos
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