Diferença, emancipação e conservação na educação ambiental

Autores/as

  • Miriam Leite
  • Jacqueline Lima

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-524620152019630

Palabras clave:

Diferença, Emancipação, Educação ambiental.

Resumen

Em tempos de certezas deslizantes e identidades instáveis, chama a atenção a persistência da dicotomização das abordagens mais frequentes da educação ambiental, que tendem a se apresentar divididas entre tendências críticas/ emancipatórias e conservadoras/comportamentalistas. Tal demarcação se constitui em relação às diferentes filiações políticas e epistemológicas desse campo, que abriga uma ampla multiplicidade de entendimentos sobre sociedade, ambiente e natureza. No entanto, a pesquisa sobre a EA escolar vem apontando o caráter reducionista dessa classificação, na medida em que expõe o hibridismo que, com frequência, marca os discursos docentes. Neste artigo, que se constrói na interseção de duas pesquisas sobre a educação escolar, exploramos possibilidades de desestabilização de tal binarismo, por proposições do pensamento da diferença, com destaque para a perspectiva pós-marxista da teoria do discurso, conforme desenvolvida pelos cientistas políticos Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Interessam particularmente suas discussões acerca das noções de diferença, articulação e emancipação, pelas questões que trazem ao paradigma epistemológico fundacionalista que sustenta as abordagens que pretendemos problematizar.

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Biografía del autor/a

Miriam Leite

Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), e doutora em Educação, também pela PUC-Rio (2008). Foi professora de História no ensino fundamental da rede pública e privada da cidade do Rio de Janeiro e atualmente é professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/ProPEd da UERJ, lecionando e pesquisando sobre os seguintes temas: diferença, desigualdade, adolescência e juventude na escola, currículo e didática geral. Coordena, no ProPEd, a pesquisa Performatividade, diferença e desigualdade na educação escolar do jovem adolescente, com financiamento CNPq e FAPERJ. E-mail: miriamsleite@yahoo.com.br

Jacqueline Lima

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestre em Educação pela UFF (2002) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Foi professora de Ciências Biológicas no ensino fundamental da rede pública e fundamental e médio da rede privada da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao ensino de Ciências, educação ambiental na escola e currículo. É membro do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade e coordena a linha de pesquisa Educação Ambiental nos contextos formais e não formais: políticas e formação. E-mail: jaclima@centroin.com.br

Publicado

2016-04-29

Cómo citar

Leite, M., & Lima, J. (2016). Diferença, emancipação e conservação na educação ambiental. Educação Em Foco, 20(1), 179–204. https://doi.org/10.22195/2447-524620152019630

Número

Sección

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