O CINECLUBE DO COLÉGIO NOVA FRIBURGO NA DÉCADA DE 1960

Relatos do professor Salomão S. Daniel

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45576

Abstract

Em meio às inovações no âmbito da educação que ocorriam pelo mundo na primeira metade do século XX, foram implementadas no Brasil as classes experimentais, realizadas em algumas escolas, sendo a maioria privadas. As classes experimentais propunham inovações nos métodos aplicados, nos processos didáticos, no papel do professor e do aluno e no currículo, principalmente. No estado do Rio de Janeiro encontra-se uma das escolas que assumiu o caráter experimental no ensino secundário, o Colégio Nova Friburgo. O colégio e internato apropriou-se do método do norte-americano Henri Morrison, desenvolvendo o método de ensino por unidades didáticas e proporcionou aos alunos atividades extraclasse, as quais foram desenvolvidas no modelo de clubes escolares. Muitas das experiências inovadoras do colégio estão registradas na Revista Curriculum, utilizada nesta pesquisa como fonte documental. Sobre o Cineclube, foram encontrados três artigos do professor orientador, Salomão Santana Daniel. A pesquisa documental buscou compreender as reflexões do professor Daniel sobre as atividades do Cineclube no Colégio Nova Friburgo descritas nos artigos encontrados. Foi identificado que o professor se preocupava em desenvolver nos alunos um olhar crítico sobre as telas, visto que o cinema, como arte e indústria, tem o condão de introduzir princípios e valores capazes de afetar os ideais éticos e morais dos telespectadores. Daniel também entendia que o clube proporcionava aos alunos conhecimentos ditos tradicionais, tais como história, através das temáticas exploradas, entre outros benefícios. No entanto, fica evidente o acesso privilegiado de uma pequena parcela dos jovens ao cinema e a uma formação integral.

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Author Biographies

Lauren Fabrin Steinke, Universidade do Estado de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Trabalhou com educação não-formal na tOca Contraturno durante dois anos. Foi bolsista de iniciação à docência (PIBID) durante um ano e bolsista de iniciação à pesquisa no grupo de pesquisa Cultura Escolar nas Classes Secundárias Experimentais nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo (décadas de 1950 e 1960) - UDESC. Atualmente cursa o programa de mestrado em educação na Faculdade de Educação da USP (FEUSP), na área de concentração Educação, Linguagem e Psicologia, sob a orientação do prof. Dr. Ulisses Ferreira de Araújo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, inovação, cultura maker e alfabetização.

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Norberto Dallabrida possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Alcalá de Henares (2013) e atuou como professor visitante na Université Paris Nanterre (2019). Atualmente é professor concursado (efetivo) e pesquisador na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do CNPq. É professor de História da Educação no Curso de Pedagogia a Distância e docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UDESC e líder do grupo de pesquisa "Culturas Escolares, História e Tempo Presente". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: renovação Ensino Secundário em Santa Catarina na segunda metade do século XX, classes secundárias experimentais, movimento da Escola Nova e Historiografia da Educação. Desde 2023, atua como editor adjunto da revista Cadernos de História da Educação, editada pela Universidade Federal de Uberlândia

Published

2025-11-02

How to Cite

Steinke, L. F. ., & Dallabrida, N. (2025). O CINECLUBE DO COLÉGIO NOVA FRIBURGO NA DÉCADA DE 1960: Relatos do professor Salomão S. Daniel. Educação Em Foco, 30(1), e30057. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45576