CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SUAS REPERCUSSÕES NA TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46683Abstract
A Educação em Saúde (EES) discute a autonomia do indivíduo com base em seus determinantes de saúde, sendo de urgente debate na escola. Sobre a temática, o Estado brasileiro possui política pública específica – o Programa Saúde na Escola. Somado a isso, muitas escolas preenchem/complementam o trato da EES com ações dos próprios atores escolares. Ainda assim, são poucas a evidências sobre o poder transformador dessas ações na vida dos estudantes. Dessa forma, este estudo buscou analisar as concepções e as repercussões da Educação em Saúde na trajetória de estudantes da rede pública de ensino médio do estado de Pernambuco. Foram entrevistados estudantes de 14 municípios, com os dados tratados por meio da técnica de similitude lexical e analisados pela análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os estudantes concebem a ideia de EES como uma temática essencialmente biológica, por vezes dualizada, ainda incompleta, mas que mesmo assim ainda conseguiu gerar repercussões transformadoras em seus cotidianos. A partir disso, infere-se que é preciso ressignificar o modelo de abordagem da EES nas escolas, potencializar suas ações e estruturar a sua capacidade, no sentido de sedimentar pedagogicamente sua importância na vida dos estudantes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.














