DEMANDAS E DESAFIOS DE REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A PROMOÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Authors

Abstract

This article describes the results of research that sought to identify demands and needs of public Basic Education networks in municipalities in two regions of Rio Grande do Sul (Serra and Alto do Jacuí), for the promotion of Specialized Educational Assistance, as a support for inclusion of people with disabilities in education systems. Eight managers from five municipalities in these regions participated. The methodology used a qualitative and descriptive approach, and sought inspiration in Foucaultian discourse analysis. The results show that both school and municipal managers are constantly looking to improve strategies to implement inclusion and meet the guidelines, as well as the expectations of their communities. Specialized Educational Assistance (AEE) is offered in different ways by networks and/or schools, either through Multifunctional Resource Rooms or through central spaces that can be identified as AEE Centers. However, this support service does not cover the entire population that needs it. Participating institutions seek public and community intersectoral partnerships to meet their demands.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale (2000), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e pós-doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professora Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs, Mestrado profissional em Educação, vinculada à linha de pesquisa Educação, culturas, linguagens e práticas sociais. É docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório/RS e coordenadora adjunta da Especialização em Atendimento Educacional Especializado. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: educação especial/inclusiva, práticas pedagógicas, Educação Profissional, formação pedagógica de docentes. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Rejane da Silveira Several, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Educação Especial com ênfase em Surdez e Deficiência Intelectual pela Universidade Federal de Santa Maria em andamento, Especialização em História do Brasil (1990), Especialização em Psicopedagogia Institucional (2018), Especialização em Atendimento Educacional Especializado (2022), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atua principalmente nas seguintes áreas: história, formação de professores, aprendizagem (Dificuldades e Deficiência), metodologias das Ciências Sociais na Educação Básica e Fundamentos da Educação. Professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Tatiana Luiza Rech, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

possui Graduação em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005) e Graduação em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fund.- Ênfase Ed Especial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007). É Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq), vinculado à UNISINOS e da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). É Professora Adjunta do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Published

2023-10-01

How to Cite

Sardagna, H. V., Several, R. da S., & Rech, T. L. . (2023). DEMANDAS E DESAFIOS DE REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A PROMOÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Educação Em Foco, 28(1). Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/41246