WORK AND HEALTH: THE MENTAL SUFFERING OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS

O SOFRIMENTO MENTAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41081

Abstract

This study aimed to analyze the prevalence of Minor Psychic Disorders (MPD) and associated factors, considering the sociodemographic and labor characteristics of early childhood education teachers who work in the municipal network of Uruguaiana/RS. It is a descriptive study with a quantitative approach. The instruments used for data collection were the sociodemographic questionnaire and the Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). 123 professors participated in the study and 34.1% had symptoms suggestive of MPD. The symptoms presented by the majority indicate the presence of anxious depressive mood and somatic complaints. The work performed by these professionals who work in early childhood education generates anxiety, depression and stress. For this reason, it is necessary to adopt local public policies that ensure health promotion and disease prevention actions, with characteristics of the biopsychosocial model, where biological, mental and social aspects are considered, aiming at the care and support in mental health for teachers of early childhood education.

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Author Biographies

Lidiele Roque Bueno, Universidade Federal do Pampa

Formação em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (2015), especialista em Saúde Mental Coletiva (2019) por intermédio do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena (NEABI). Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2021), atualmente residente de Educação Física no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva pela mesma instituição de ensino.

Vitória Hamdan Padilha, Universidade Federal do Pampa

Bacharela em Fisioterapia pela UNIPAMPA, campus Uruguaiana. Pós-graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e pós-graduanda em Pilates pelo Instituto Golden/Porto Alegre- RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES).

Emily Letícia da Silveira Zanferari, Universidade Federal do Pampa

Fisiotapeuta formada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana. Voluntária do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Envelhecimento (NEPE) e atualmente residente no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência da UNIPAMPA.

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena(2004) e especialização em Atividade Física, Desempenho motor e saúde (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu o mestrado em Educação Física (2008) na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e o Doutorado em Engenharia de Produção (2012) na área de Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Curso de Educação Física, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Published

2023-10-01

How to Cite

Roque Bueno, L., Hamdan Padilha, V., da Silveira Zanferari, E. L., & Graup, S. (2023). WORK AND HEALTH: THE MENTAL SUFFERING OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS: O SOFRIMENTO MENTAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41081