ANTINOMIES IN THE LEGISLATION ON INITIAL TEACHER TRAINING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39154

Abstract

The objective of this article is to present antinomies of the legislation of the National Council of Education/Plain Council (CNE/CP) and the State Council of Education of São Paulo (CEESP), which regulate the initial training of teachers in licenciate and Pedagogy courses. The analysis considers Supervised Internships, didactic-pedagogical formation, practice as a curricular component and the relationship between theory and practice, pointing out singularities and contradictions among the documents. The theoretical-methodological framework is defined based on a bibliographic review and content analysis of documents related to the legislation on teacher education in Brazil. From the results obtained, we infer that in the period comprising Resolutions CNE/CP n. 1/2002 and 2/2015, the initial training of teachers has been strengthened through the valorization of indispensable elements provided by law. The great antinomy occurs with Resolution CNE/CP n. 2/2019, which revokes the previous resolution and proposes a training emptied of meaning and lacking specific elements of teaching.

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Author Biographies

Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (FCT/UNESP), Campus de Presidente Prudente. Mestre em Educação pela FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente (2021). Possui Licenciatura Plena em Matemática e habilitação em Física (FAPREV - 2014). Atuou como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na disciplina de Matemática e áreas afins no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus de Presidente Epitácio. Atualmente é Professor de Matemática no Colégio São Francisco (Sistema Coc), Coordenador de Área (Matemática e suas Tecnologias) na Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul e Professor Facilitador na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). É pesquisador sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). É vinculado ao Grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA) da UNESP/Presidente Prudente e atua como pesquisador vinculado ao Grupo Interinstitucional de Pesquisadores(as) do campo da Educação Matemática dos Institutos Federais (GIPEM-IF) do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo, campus de Presidente Epitácio. Tem interesse nas seguintes áreas: formação inicial de professores, formação inicial de professores que ensinam Matemática no âmbito dos Institutos Federais, atuação e currículos de formação de professores que ensinam Matemática, políticas de formação inicial de professores. 

Monica Fürkotter, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976) (Unesp), Mestrado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1983) e Doutorado em Ciências (Matemática: Análise) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1989). É docente aposentada da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA), da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, e Líder do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações (CONTEPEA) da Unoeste. Editora da Revista Colloquium Humanarum. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação e avaliação.

Leny Rodrigues Martins Teixeira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Presidente Prudente

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1992). Pós-Doutorado pela Université Paris Descartes (1995), Paris V, França (Bolsista CNPq). Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente (SP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Formação de Professores, orientando trabalhos nas temáticas: aprendizagem escolar, aprendizagem de conceitos matemáticos, ensino e aprendizagem e formação de professores. É membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA).

Published

2023-05-31

How to Cite

Oliveira, K. R. R. de, Fürkotter, M., & Teixeira, L. R. M. (2023). ANTINOMIES IN THE LEGISLATION ON INITIAL TEACHER TRAINING. Educação Em Foco, 28(1), 28013. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39154