LIFE PROJECT IN ELEMENTARY SCHOOL

IMPLEMENTATION CHALLENGES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38783

Abstract

This article aims to present an analysis of the main challenges faced in the process of implementing the Life Project teaching, as a curricular component of Elementary School, in order to provide subsidies for educational managers facing this demand. A case study was carried out with teachers who work in Elementary School, in a private school in the Federal District, which is confessional and philanthropic in nature. The case study was carried out through qualitative research, using document analysis and semi-structured interviews. The research revealed a gradual increase in the relevance of the teaching of Life Project in Brazilian educational legislation, from the LDB (1996) to the BNCC (2018) and the curricular guidelines of the Federal District for Elementary Education (2018). In this sense, it was found that the aforementioned educational institution developed curricular guidelines that emphasized the Life Project for Elementary School, going beyond what was recommended by the legal parameters. Finally, the research revealed that the most significant challenges for implementing the life project in Elementary School are: the teaching profile, interdisciplinarity, family adherence and the conditions for counseling.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gidalti Guedes da Silva, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (UCB)

Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), atuando como docente do eixo de formação geral e humanística; Coordenador de cursos de graduação EAD (Filosofia, Teologia e Gestão Paroquial); Coordenador do PRIL/UCB e Assessor da PROCAD de Formação Continuada Docente. Integra o Comitê de Pastoralidade, a Equipe Gestora do Projeto Esperançar e o Conselho Universitário (CONSUN); e é o Editor da Revista Aprendizagem em EAD. Possui Doutorado em Educação (em andamento) pela UCB; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UFRO/2012); Graduação e Pós-graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); concluinte da Licenciatura em Pedagogia (UniFAEL) e cursa a Especialização em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida (UCB). Pesquisas e publicações nas áreas de ciências da educação e ciências da religião, sendo membro do Grupo de Pesquisa Diálogo: um processo transversal (UCB, Líder: Prof. Dr. Luiz Síveres). Possui experiências profissionais como Ministro de Confissão Religiosa (2001-2010); na educação popular (CEBI-RO/2007-2011), na formação sociopolítica e na coordenação de projetos sociais para juventude em vulnerabilidade social, com ênfase na prevenção universal ao uso de drogas (PMPV-2012). Professor Universitário desde 2004, em cursos de Teologia, Filosofia e Pedagogia, além de atuar na formação humanística em cursos de diversas áreas do conhecimento, com ênfase no uso da dialética na didática e em metodologias ativas de aprendizagem. Na gestão universitária, possui experiência como coordenador de curso de graduação, coordenador de especialização, coordenador acadêmico e pedagógico institucional, Procurador Institucional e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Na EAD, possui experiência como coordenador de Polo de Apoio Presencial e Monitor Presencial (UMESP); Professor Conteudista e Tutor (UniEVANGÉLICA); atua como professor e coordenador de cursos (Católica EAD) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Helen Carla Santos Matos, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2021 - 2024). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2019 - 2020). Possui graduação em Geografia (Licenciatura plena) pela Faculdade José Augusto Vieira (2012), especialista em Gestão Educacional e Pedagogia Empresarial pela Faculdade Amadeus (2013), Pesquisadora na linha: Formação Docente e Políticas Públicas. Foi bolsista CAPES/PROSUC 2019-2020. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil - GeTIPE/UCB e do Grupo de Pesquisa Políticas Federais de Educação - GPPFE/UCB, ambos financiados pelo CNPq. Participou do Programa de Iniciação Científica na Faculdade José Augusto Vieira, sob a direção do Prof. Dr. Ademário Alves dos Santos (2011 ? 2012). Atuou como Chefe de Projetos e Coordenadora Substituta na Coordenação-Geral de Formação de Professores da Educação Básica - CGFORP, na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação ? MEC. Integrante da Rede de Especialistas em Política Educacional do escritório do IIPE UNESCO para a América Latina. Atuou como coordenadora pedagógica na área de Educação de Jovens e Adultos (2008 - 2014), atuando nas seguintes atividades: capacitações, formação continuada, e monitoramento. Foi professora na Secretaria Municipal de Educação de Simão Dias/SE (2009 ? 2015). Ministrou Cursos de Nivelamento para os graduandos das seguintes licenciaturas: Geografia, História e Matemática na Faculdade José Augusto Vieira.

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor e Mestre em Educação (Gestão e Políticas Públicas) e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Docente/Pesquisador Permanente e Coordenador do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do Conselho Superior (CONSUN) da UCB (Mandato 2019-2023). Visiting Scholar Short Term em Columbia University Nova York (2019). Editor Associado da Encyclopédia of Teacher Education (Seção Brasil) - Springer Nova York. Foi Coordenador-Geral de Educação de Jovens e Adultos (2019-2020) , Diretor Substituto de Políticas e Diretrizes de Educação Básica (2020). Atualmente está como Diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação do Ministério da Educação (MEC). Embaixador do Parlamento de Inovação no âmbito do Mercosul para assuntos de Educação Básica. Participa nos Grupos de Pesquisa: "Políticas Federais de Educação" (Líder) e "Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos" (Pesquisador). Pesquisador do Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília (UNB). Membro do Conselho Ad hoc da Revista "Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação" (CESGRANRIO). Membro do Conselho Editorial da Revista "Cadernos do FNDE". Membro da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Membro do Comitê de Avaliação de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Pesquisador Visitante da University of Cape Town (África do Sul -2005), Membro da CIES - Comparative and International Education Society (University of Chicago - USA). Atuou na Assistência em Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD/ONU e foi Consultor/Avaliador de Programas do Ministério da Educação. Desde 2011, vem ocupando cargos de Direção e Assessoramento Especial no Governo Brasileiro (Ministério da Agricultura e Ministério da Educação) com ênfase em Cooperação Internacional, Políticas Educacionais, Articulação e Captação de Recursos não reembolsáveis. Atua na área de Desenvolvimento e Pesquisa nas seguintes linhas: Gestão, Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Formação Docente. Autor e Organizador do Livros: "Gestão e comunidade escolar: ferramentas para a construção de uma escola diferente do comum" (UNESCO/Liber Livro, 2013), Socialcultural Perspectives on Youth Ethical Consumerism - Editor - (Springer,2018), Escolas Sustentáveis: preparando estudantes do presente na criação de espaços sustentáveis para as gerações do futuro (UNESCO, 2019) e Internacionalização da Educação Básica e Superior: desafios, perspectivas e experiências (UNESCO, 2020).

Published

2023-04-05

How to Cite

Silva, G. G. da, Matos, H. C. S., & Brito, R. de O. (2023). LIFE PROJECT IN ELEMENTARY SCHOOL: IMPLEMENTATION CHALLENGES. Educação Em Foco, 28(1), e28005. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.38783