PROJETO AULA DIGITAL

AS TDIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

A inserção dos aparatos tecnológicos na prática pedagógica do Ensino Fundamental se faz necessária na sociedade do conhecimento, assim como a reflexão crítica sobre e na prática. Nesta perspectiva, este artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado que tem como objetivo descrever os usos da Maleta digital do “Projeto Aula Digital” na prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental – anos iniciais na Rede Municipal de Educação de Aracaju e compreender como se deu o processo de aceitação/criação do projeto Aula digital na prática dos professores das escolas envolvidas. Optou-se por um estudo de natureza aplicada, procedimento de estudo de caso qualitativo, descritivo. A investigação teve por base entrevistas com professores e gestores vinculados às escolas participantes do Projeto desde 2017 e com outros envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para o uso das Tecnologias Digitais, na sua maioria, como forma de complementar, reforçar o conteúdo de sala. E no tocante ao processo de aceitação/criação do Projeto Aula digital na prática dos professores das escolas envolvidas ocorreu de maneira satisfatória, pois, os professores mesmo com suas limitações afirmam procurar meios de uso da maleta digital. Ficou claro que, entre os professores colaboradores, ainda são poucos os que possuem autonomia para este uso do Projeto e de suas TIC na sua prática pedagógica, inclusive, reproduzindo apenas as dinâmicas que já possuíam anteriores à chegada do Projeto.

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Biografia do Autor

Adriana Santos de Jesus Meneses, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU

Professora mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão em Educação da Universidade Tiradentes/SE (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2001). Pós graduada em Tecnologia Educacional Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atualmente professora titular do Governo do Estado de Sergipe e da Rede Municipal de Ensino de Aracaju, desenvolvendo suas funções no Serviço de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Estadual de Educação e Cultura de Sergipe e no Departamento de Tecnologia da Rede Municipal de Educação de Aracaju. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional.

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Professor Titular Nível II do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Tiradentes e professor da Rede Estadual de Educação de Sergipe. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (1986), Especialização em Educação Tecnológica pelo/IFMG, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós Doutoramento pela Universidade de Aveiro/Portugal. Membro da ABT, da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). Coordenador do Núcleo de Criatividade, Inovação & Tecnologia na Educação Básica, do Simpósio Internacional de Educação e Comunicação e do Grupo de Pesquisa em Educação, comunicação e Sociedade CNPQ/UNIT. Desenvolve e orienta pesquisas em Educação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação docente para uso das TDIC, letramento informacional e multimidiatico, criatividade, invoação e tecnologias na educação básica.

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Meneses, A. S. de J., & Linhares, R. N. (2022). PROJETO AULA DIGITAL: AS TDIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Em Foco, 27(1), 27004. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/35876

Edição

Seção

Artigos