JUVENTUDES E ENSINO SUPERIOR

CONSTRUINDO NOVAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35855

Abstract

This paper seeks to discuss youthhoods’ pluralism and university lecturing nowadays. We relate such discussion to the paradigms of aesthetic education and humanization of teaching practices. Divided in three sections, the paper is the result of a basic, exploratory, qualitative and theoretical-bibliographical research organically articulated with the work of different scholars of the educational field. In the first part, we contextualize university lecturing through a critical and formative perspective supported by several authors, such as Masetto (2005), Fávero and Tonieto (2010, 2015), Fávero and Ody (2015), Nörnberg and Forster (2016), and Cruz (2017). The second section presents youthhoods in their diversity and heterogeneity and it is substantiated by Pais (1990), Dayrell (2003), Gomes (2010), Pais, Lacerda, and Oliveira (2017). Finally, the third section analyzes aesthetic education and humanization of teaching practices as enhancers of youths’ teaching-learning process; for this purpose, we evoke Nussbaum (2015), Copatti and Moreira (2015), Benincá (2010), Freire (1981, 2011), among others.

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Author Biographies

Simone Zanatta Guerra, Universidade de Passo Fundo

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEDU/UPF). Passo Fundo/RS, Brasil.

Caroline Simon Bellenzier, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (Bolsista Capes). Especialista em Supervisão Educacional (2018) e graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2016). Em 2017 dedicou-se ao trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. Participou como bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão (PAIDEX) do GPEPGE - Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Políticas e Gestão da Educação, nos anos de 2017 a 2018. Atualmente trabalha como professora de Anos Iniciais e Anos Finais, ministrando Língua Portuguesa e Produção Textual no Colégio Sinodal Rui Barbosa. Participa do GEPES/UPF - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior  - GIEPES, com sede na Universidade de Campinas - Unicamp/São Paulo/Brasil, no qual participa dos projetos de pesquisa "Políticas para Docência Universitária" e "Políticas curriculares para o Ensino Médio". Tem experiência na área de Linguagens com foco em Língua Portuguesa e Produção Textual.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação (desde 2008) atuando na linha de Políticas Educacionais. Desde seu ingresso no PPGEdu desenvolve pesquisas sobre docência na educação superior, formação de professores e políticas para o ensino médio, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, ensino de filosofia, formação docente, políticas educacionais, políticas curriculares para o ensino médio, neoliberalismo e formação de pesquisadores. É coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa "Docência Universitária e política educacionais", "Políticas Curriculares para o Ensino Médio" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". O GEPES/UPF está ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). É também pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio - Pesquisa. Também é avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010, tendo realizado até o presente momento 10 avaliações de Curso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) desde 2019.

Published

2021-12-20

How to Cite

Zanatta Guerra, S., Simon Bellenzier, C., & Fávero, A. A. (2021). JUVENTUDES E ENSINO SUPERIOR: CONSTRUINDO NOVAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS. Educação Em Foco, 26(1), E26058. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35855

Issue

Section

Artigos