O ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS DE VIDA COMO MÉTODO DE COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26029Keywords:
Docência. Identidade profissional. História de vidaAbstract
A partir de uma retrospectiva histórica, o presente artigo foca a apresentação do método de História de Vida como via alternativa aos estudos sobre Formação Inicial e Identidade Profissional Docente, delineando suas perspectivas e restrições. Por fio condutor, o panorama apresentado por Josso (2004) e pelo Movimento Pedagógico que elege o estudo das narrativas de vida como elemento ímpar na compreensão do processo de identificação, aproximação/afastamento com o magistério e de configuração da identidade profissional docente. Como resultado, a valorização do professor e a possibilidade de se estudar a docência e a identidade profissional docente considerando as experiências pessoais e coletivas vivenciadas dentro e fora da escola, que possibilitaram a escolha e ratificação do magistério, bem como, a práxis em sala de aula.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-04-30
How to Cite
lima, maria da conceicao silva, & de Aguiar, M. da C. C. (2019). O ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS DE VIDA COMO MÉTODO DE COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOCENTES. Educação Em Foco, 23(1), 65–80. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26029
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.