TRABALHO, FORMAÇÃO DOCENTE, REFORMAS EDUCACIONAIS E APARELHOS DE HEGEMONIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47652

Resumo

A formação e o trabalho docente na educação básica refletem diferentes concepções de sociedade que tensionam o campo da formação docente, no qual organizações internacionais desempenham importante papel na consolidação de um projeto hegemônico alinhado às demandas do mercado de trabalho e à globalização econômica. O estudo teve como objetivo analisar como o discurso hegemônico legitima práticas sociais, além de contribuir para a regulação do trabalho docente, favorecer o cumprimento de metas, introduzir a lógica gerencial e valorizar a iniciativa privada em detrimento da pública. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura integrada à análise de dados oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre vínculo empregatício docente no Brasil. Entre os resultados, destacam-se inferências sobre a carreira docente, a fragilidade dos vínculos profissionais e os desafios para a construção de uma identidade docente autônoma e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlete Maria Monte de Camargo, Universidade Federal do Pará

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Educação Política Públicas, e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Pará, em atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação, na condição de professora voluntária, Linha Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais. Tem ampla experiencia no campo educacional, onde atua na orientação de mestrado e doutorado em temas como formação de professores, socialização, currículo e trabalho docente; internacionalização, e organização institucional e acadêmica da educação superior. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA), com diversas publicações em livros, capítulos e periódicos que resultam de projetos de pesquisa já realizados. Atua como revisora de periódicos nacionais e internacional, e é associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação.

Mary Jose Almeida Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Educação (2022), linha de pesquisa: Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará- UFPA. Linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais (2015), e Pós Graduação em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade do Estado da Pará (2007). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004). Integra como pesquisadora os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -GEPES/UFPA, Grupo de Estudo e Pesquisa em Política, Planejamento e Gestão da Educação- GEPGED, Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente - GESTRADO/UFPA. Participa Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia PROCAD/Amazônia com interfaces da UFPA, UNIFAP, UFRR. Tem experiência na área da Educação Básica, atuando na coordenação pedagógica, Vice Direção, Coordenação Administrativa da Diretoria Regional da DRE Ananindeua 02 e na Educação Superior como professora do com ênfase nos seguintes temas: Politicas educacionais, Metodologia do Trabalho Científico, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, Didática e Formação de Professores. Integra a Rede Universitas /Br e é associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Camargo, A. M. M. de ., & PEREIRA, M. J. A. (2025). TRABALHO, FORMAÇÃO DOCENTE, REFORMAS EDUCACIONAIS E APARELHOS DE HEGEMONIA. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30079. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47652

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública