SLOGANS DE APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

PROTAGONISMO, PROJETO DE VIDA E ESCOLA DA ESCOLHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50618

Resumo

Este estudo trata sobre o papel dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs) na reforma do Ensino Médio no Brasil, com foco na atuação do Instituto Corresponsabilidade pela Educação, Instituto Sonho Grande e Instituto Natura. O problema de pesquisa parte da seguinte questão: de que maneira os APHs influenciam a implementação da reforma, com ênfase nos slogans difundidos e em sua integração ao contexto educacional nacional? O objetivo é identificar os principais slogans difundidos por esses aparelhos e implementados na política educacional de reforma do Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e com análise documental. Os resultados revelam que a reforma favorece uma educação orientada às exigências do capital, centrada na formação de uma força de trabalho flexível, em detrimento de uma educação crítica e emancipadora. Conceitos como protagonismo juvenil, projeto de vida e escola da escolha, amplamente divulgados pelos APHs, alinham-se a uma lógica hegemônica de controle ideológico, operando como mediadoras do discurso neoliberal. Conclui-se que a reforma contribui para a reprodução das desigualdades sociais, ao deslocar o foco da educação como direito social para uma concepção funcionalista ao capitalismo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Almir Viana Nunes, Secretaria de Estado de Educação do Amapá

Doutorando em Educação pela UFPA e mestre em Educação pela UNIFAP. É graduado em Pedagogia pela UEAP e especialista em Pedagogia Escolar pela UNINTER. Atua há mais de uma década na Educação Básica e Superior, tendo exercido funções de coordenação pedagógica, direção escolar e docência em cursos de graduação e pós-graduação. É servidor efetivo da SEED/AP, onde coordenou a Unidade de Orientação Curricular. Integra ainda o quadro de facilitadores da EAP e desenvolve pesquisas voltadas à política educacional, hegemonia e atuação de aparelhos privados na educação pública.

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2008) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó-Breves (2003). Professor de Políticas Educacionais na Universidade Federal do Amapá, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marximo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP).

Áurea Peniche Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora e Mestra em Educação, linha de Políticas Públicas Educacionais (UFPA). Especialista em Gestão Escolar (UNAMA-EGPA). Pedagoga (UFPA). Membro dos grupos de pesquisa GEDAM/UFRA; GEPGED/UFPA e GEPPED/UEPA. Membro do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM/UFRA). Membro da Academia de Letras do Brasil - São Miguel do Guamá. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Alto Guamá. Docente da UFRA-Curso de Licenciatura em Computação. Realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Amapá, com bolsa CAPES.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Nunes, J. A. V., Guimarães, A. R., & Martins, Áurea P. (2025). SLOGANS DE APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: PROTAGONISMO, PROJETO DE VIDA E ESCOLA DA ESCOLHA. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30076. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50618

Edição

Seção

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública