SLOGANS DE APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

PROTAGONISMO, PROJETO DE VIDA E ESCOLA DA ESCOLHA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50618

Resumen

Este estudo trata sobre o papel dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs) na reforma do Ensino Médio no Brasil, com foco na atuação do Instituto Corresponsabilidade pela Educação, Instituto Sonho Grande e Instituto Natura. O problema de pesquisa parte da seguinte questão: de que maneira os APHs influenciam a implementação da reforma, com ênfase nos slogans difundidos e em sua integração ao contexto educacional nacional? O objetivo é identificar os principais slogans difundidos por esses aparelhos e implementados na política educacional de reforma do Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e com análise documental. Os resultados revelam que a reforma favorece uma educação orientada às exigências do capital, centrada na formação de uma força de trabalho flexível, em detrimento de uma educação crítica e emancipadora. Conceitos como protagonismo juvenil, projeto de vida e escola da escolha, amplamente divulgados pelos APHs, alinham-se a uma lógica hegemônica de controle ideológico, operando como mediadoras do discurso neoliberal. Conclui-se que a reforma contribui para a reprodução das desigualdades sociais, ao deslocar o foco da educação como direito social para uma concepção funcionalista ao capitalismo contemporâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Almir Viana Nunes, Secretaria de Estado de Educação do Amapá

Doutorando em Educação pela UFPA e mestre em Educação pela UNIFAP. É graduado em Pedagogia pela UEAP e especialista em Pedagogia Escolar pela UNINTER. Atua há mais de uma década na Educação Básica e Superior, tendo exercido funções de coordenação pedagógica, direção escolar e docência em cursos de graduação e pós-graduação. É servidor efetivo da SEED/AP, onde coordenou a Unidade de Orientação Curricular. Integra ainda o quadro de facilitadores da EAP e desenvolve pesquisas voltadas à política educacional, hegemonia e atuação de aparelhos privados na educação pública.

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2008) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó-Breves (2003). Professor de Políticas Educacionais na Universidade Federal do Amapá, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marximo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP).

Áurea Peniche Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora e Mestra em Educação, linha de Políticas Públicas Educacionais (UFPA). Especialista em Gestão Escolar (UNAMA-EGPA). Pedagoga (UFPA). Membro dos grupos de pesquisa GEDAM/UFRA; GEPGED/UFPA e GEPPED/UEPA. Membro do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM/UFRA). Membro da Academia de Letras do Brasil - São Miguel do Guamá. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Alto Guamá. Docente da UFRA-Curso de Licenciatura em Computação. Realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Amapá, com bolsa CAPES.

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Nunes, J. A. V., Guimarães, A. R., & Martins, Áurea P. (2025). SLOGANS DE APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: PROTAGONISMO, PROJETO DE VIDA E ESCOLA DA ESCOLHA. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30076. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50618

Número

Sección

Dossiê: Aparelhos privados de hegemonia na educação pública