TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48875

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de futuros professores sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso pedagógico na formação docente, destacando sua contribuição para o ensino de conceitos complexos e para a inovação das práticas educativas. A investigação seguiu abordagem metodológica mista, articulando dados de natureza qualitativa e quantitativa, obtidos a partir da experiência de licenciandos em Matemática em atividades formativas sobre tecnologias educacionais. Os resultados evidenciaram que as TDIC são reconhecidas pelos participantes como ferramentas promotoras de maior interação, dinamismo e visualização de conteúdo, favorecendo a aprendizagem ativa. Contudo, persistem desafios significativos, como a insuficiência de formação continuada e as dificuldades na integração efetiva das tecnologias ao planejamento pedagógico. Concluiu-se que a inserção intencional e estratégica das TDIC no planejamento pedagógico é essencial para potencializar seu papel transformador e promover uma educação mais inclusiva, interativa e condizente com as demandas contemporâneas. Ainda que este estudo tenha se desenvolvido a partir de uma amostra específica, composta por licenciandos em Matemática, as reflexões e implicações identificadas extrapolam esse contexto, sendo aplicáveis à formação de professores em diversas áreas do conhecimento. Tal perspectiva evidencia a relevância de uma abordagem crítica, contextualizada e alinhada à realidade educacional para a integração eficaz das TDIC nos processos formativos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-Doutoranda em Tecnologias Educacionais na UFFS, campus Chapecó, graduada em Administração de Empresas e licenciada em Educação Profissional e Tecnológica, com ênfase na área de administração e metodologias ativas. Pesquisa e interesse em: empreendedorismo, metodologias ativas e tecnologias educacionais, bioeconomia, desenvolvimento regional e territorial.

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa - Unipampa/Bagé

Doutor em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor adjunto na Unipampa. Coordenador da especialização Matemática na Prática (UAB) e líder dos grupos de pesquisa “Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação” ( GaAMA) e Modelagem e Análise de Dados (MAD). Pesquisador em metodologias ativas, mapas mentais, tecnologias na educação e avaliação no ensino superior.

Ana Maria de Oliveira Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduação em licenciatura em Geografia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1995). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2010) e Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social Universidade Feevale (2017). Pós-doutora em Educação Unochapecó (2022) Professora Associada na Universidade Federal da Fronteira Sul. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia; Formação de Professores; Informática na Educação; Metodologias de Ensino de Geografia; Ecopedagogia . Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotsky - GEPEVI - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/535118. Vice Lider do grupo Palavração Ecopedagogia - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9934306116921170. Lider do Grupo GEPEFORTE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0840869040786561

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Rhoden, A., Blass, L., & de Oliveira Pereira, A. M. . (2025). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES. Educação Em Foco, 30(1), e30065. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48875

Edição

Seção

Artigos