TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48875Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de futuros professores sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso pedagógico na formação docente, destacando sua contribuição para o ensino de conceitos complexos e para a inovação das práticas educativas. A investigação seguiu abordagem metodológica mista, articulando dados de natureza qualitativa e quantitativa, obtidos a partir da experiência de licenciandos em Matemática em atividades formativas sobre tecnologias educacionais. Os resultados evidenciaram que as TDIC são reconhecidas pelos participantes como ferramentas promotoras de maior interação, dinamismo e visualização de conteúdo, favorecendo a aprendizagem ativa. Contudo, persistem desafios significativos, como a insuficiência de formação continuada e as dificuldades na integração efetiva das tecnologias ao planejamento pedagógico. Concluiu-se que a inserção intencional e estratégica das TDIC no planejamento pedagógico é essencial para potencializar seu papel transformador e promover uma educação mais inclusiva, interativa e condizente com as demandas contemporâneas. Ainda que este estudo tenha se desenvolvido a partir de uma amostra específica, composta por licenciandos em Matemática, as reflexões e implicações identificadas extrapolam esse contexto, sendo aplicáveis à formação de professores em diversas áreas do conhecimento. Tal perspectiva evidencia a relevância de uma abordagem crítica, contextualizada e alinhada à realidade educacional para a integração eficaz das TDIC nos processos formativos docentes.
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