A A ESCOLA E O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA PERCEPÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46932

Resumen

Partindo do entendimento de que o acolhimento institucional é uma medida excepcional que busca garantir a proteção de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, busca-se neste artigo apresentar dados de uma pesquisa transversal, descritiva e de abordagem quali-quantitativa realizada neste contexto. O seu principal objetivo foi identificar o papel da escola e do acolhimento institucional para o desenvolvimento biopsicossocial de adolescentes, segundo a percepção de educadores sociais de uma instituição voltada para este público. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas baseadas em perguntas abertas e fechadas junto a 5 educadores sociais, com base nas quais foram levantados dados de perfil dos participantes, além de informações sobre o papel da escola para o desenvolvimento, aprendizagem escolar, e perspectivas de futuro de adolescentes acolhidos. Os dados foram tratados segundo o método de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, observou-se que a escola é vista como um espaço fundamental para promover o desenvolvimento integral dos adolescentes, além de proporcionar sentimentos de pertencimento e perspectivas de futuro. No entanto, foram identificados desafios que podem impactar as experiências deste público, como sentimentos de insegurança, acúmulo de faltas, evasão e dificuldades quanto ao desempenho escolar. Entende-se que problematizar estes dados é importante, uma vez que instituições escolares e de acolhimento podem ser vistas como co-responsáveis pela reintegração social destes jovens.

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Biografía del autor/a

Matheus Freitas Alves Correia, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Bacharel em Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (2024) e membro da equipe do projeto Lentes que Aproximam de 2019 a 2023, onde desenvolveu atividades de pesquisa e extensão junto a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. É autor de resumos simples e expandidos voltados ao tema de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de ter apresentado trabalhos em diversos congressos científicos.

Márcia Cristina de Araújo Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Mestre em Ciências pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Fernandes Figueira/FIOCRUZ (2015). Possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Especialização em Terapia Ocupacional com Ênfase em Desenvolvimento Infantil (2011) pela mesma Universidade. Atualmente integra o corpo docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Realengo, onde leciona as disciplinas Terapia Ocupacional na Escola, Cinesiologia para Terapia Ocupacional, Seminários de Pesquisa I e II em Terapia Ocupacional e Bases Morfofuncionais dos Sistemas I. Atuou Coordenadora de Extensão do campus de julho de 2015 a julho de 2017 e atualmente é a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional.

Susana Engelhard Nogueira, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Residência em Psicologia Clínica Institucional pelo HUPE/UERJ (2003), mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado pelo mesmo Programa de Pós-Graduação (2009). Atualmente dedica-se às áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Pesquisa. É Professora Titular do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), atuando nos cursos de Graduação em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Farmácia, e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Saúde (PPGCTIS) - Campus Realengo/RJ, Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos, Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade biopsicossociais.

Publicado

2025-07-06

Cómo citar

Correia, M. F. A. ., Silva, M. C. de A. ., & Nogueira, S. E. . (2025). A A ESCOLA E O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA PERCEPÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS . Educação Em Foco, 30(1), e30038. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46932