A A ESCOLA E O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA PERCEPÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46932Resumen
Partindo do entendimento de que o acolhimento institucional é uma medida excepcional que busca garantir a proteção de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, busca-se neste artigo apresentar dados de uma pesquisa transversal, descritiva e de abordagem quali-quantitativa realizada neste contexto. O seu principal objetivo foi identificar o papel da escola e do acolhimento institucional para o desenvolvimento biopsicossocial de adolescentes, segundo a percepção de educadores sociais de uma instituição voltada para este público. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas baseadas em perguntas abertas e fechadas junto a 5 educadores sociais, com base nas quais foram levantados dados de perfil dos participantes, além de informações sobre o papel da escola para o desenvolvimento, aprendizagem escolar, e perspectivas de futuro de adolescentes acolhidos. Os dados foram tratados segundo o método de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, observou-se que a escola é vista como um espaço fundamental para promover o desenvolvimento integral dos adolescentes, além de proporcionar sentimentos de pertencimento e perspectivas de futuro. No entanto, foram identificados desafios que podem impactar as experiências deste público, como sentimentos de insegurança, acúmulo de faltas, evasão e dificuldades quanto ao desempenho escolar. Entende-se que problematizar estes dados é importante, uma vez que instituições escolares e de acolhimento podem ser vistas como co-responsáveis pela reintegração social destes jovens.
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