CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SUAS REPERCUSSÕES NA TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46683

Resumen

A Educação em Saúde (EES) discute a autonomia do indivíduo com base em seus determinantes de saúde, sendo de urgente debate na escola. Sobre a temática, o Estado brasileiro possui política pública específica – o Programa Saúde na Escola. Somado a isso, muitas escolas preenchem/complementam o trato da EES com ações dos próprios atores escolares. Ainda assim, são poucas a evidências sobre o poder transformador dessas ações na vida dos estudantes. Dessa forma, este estudo buscou analisar as concepções e as repercussões da Educação em Saúde na trajetória de estudantes da rede pública de ensino médio do estado de Pernambuco. Foram entrevistados estudantes de 14 municípios, com os dados tratados por meio da técnica de similitude lexical e analisados pela análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os estudantes concebem a ideia de EES como uma temática essencialmente biológica, por vezes dualizada, ainda incompleta, mas que mesmo assim ainda conseguiu gerar repercussões transformadoras em seus cotidianos. A partir disso, infere-se que é preciso ressignificar o modelo de abordagem da EES nas escolas, potencializar suas ações e estruturar a sua capacidade, no sentido de sedimentar pedagogicamente sua importância na vida dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wellington Lins de Souza, Centro Universitário Uninovo

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), Especialista em Fisiologia do exercício pela Universidade Gama Filho (2013), Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB (2015). Atualmente cursa o doutorado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e faz parte do Laboratório de Gestão de Políticas Públicas de Saúde, Esportes e Lazer - LABGESPP/UFPE. Atua no ensino básico e no ensino superior, com ênfase em Biomecânica, Esportes Coletivos e Educação Física Escolar.

Vilde Gomes de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Gestão de Esportes, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, políticas publicas, gestão escolar, esporte e lazer.

Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

É professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Educação, pela UFPE; Mestre em Educação, pela UFPE; bacharel em Psicopedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo o vencedor da Láurea Acadêmica; e, licenciado em Pedagogia, pela Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Mata Norte). É líder do Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (LAPPES). Atua como editor da Revista de Administração Educacional. É representante departamental na Comissão de Acessibilidade do Centro de Educação da UFPE. Tem experiência nas seguintes áreas: organismos internacionais e Educação, política educacional, planejamento e gestão da Educação, avaliação educacional, avaliação da aprendizagem e educação inclusiva. Na atualidade, tem desenvolvido pesquisas sobre os impactos do Grupo Banco Mundial na definição da política educacional latino-americana. Uma de suas publicações mais recentes é o artigo intitulado "As influências do Grupo Banco Mundial no campo da Educação Superior: pautas contemporâneas em torno da avaliação", pela Revista da Avaliação da Educação Superior.

Publicado

2025-06-28

Cómo citar

Souza, W. L. de ., Menezes, V. G. de, & Santos, T. R. F. da S. . (2025). CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SUAS REPERCUSSÕES NA TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO . Educação Em Foco, 30(1), e30029. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46683