ENTREVISTA C0M ROXANE GAGNON
OS GÊNEROS ORAIS E SEU ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47693Resumo
Os gêneros orais e a oralidade vêm ganhando mais destaque nas discussões sobre ensino no Brasil como consequência de sua inclusão nos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular. Para realizar esse trabalho, recorre-se fortemente a pesquisadores da escola genebrina de gêneros como Joaquim Dolz, mas também começam a ser citados outros estudiosos do oral, como a entrevistada Roxane Gagnon, professora da Haute Ecole Pedagogique de Lausanne, que é uma especialista no ensino de gêneros orais. Roxane Gagnon realizou seus estudos de doutorado sob a orientação de Joaquim Dolz, investigando a argumentação no oral. Além disso, vem se dedicando à formação de professores e às investigações sobre o trabalho com o oral. Seus estudos têm sido publicados em vários periódicos das áreas de Educação, de Letras e da Didática do Francês. Nesta entrevista, Roxane Gagnon falará de seu percurso, de suas pesquisas e das razões pelas quais defende o ensino da oralidade e dos gêneros orais na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.