A PRESENÇA DE PROFESSORAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46097Resumo
Este texto apresenta elementos a partir de uma pesquisa integrativa, que busca investigar a trajetória e a presença de professoras negras na educação básica pública brasileira, com base na temática de uma pesquisa de mestrado em andamento, de autoria de uma das autoras. Tem como objetivo realizar um levantamento da produção científica, abordando a representatividade e os desafios enfrentados pelas professoras negras no sistema educacional público no Brasil. A pesquisa segue uma metodologia de revisão integrativa, por meio da qual é possível evidenciar as produções já existentes, destacando os principais desafios e contribuições dessas professoras para o contexto educacional, sua trajetória de formação e inserção na educação básica brasileira. O estudo ressalta a importância dessas educadoras como modelos de identificação positiva para os alunos negros, recomendando a implementação de programas de apoio e a criação de espaços de diálogo, além de sublinhar o papel das professoras negras na construção de um sistema educativo mais justo e representativo. Além dessas questões, faz-se necessário discutir as implicações sobre a sub-representação de professoras negras na formação de políticas públicas e sua participação ativa no cenário educacional.
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