A PRESENÇA DE PROFESSORAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46097

Resumen

Este texto apresenta elementos a partir de uma pesquisa integrativa, que busca investigar a trajetória e a presença de professoras negras na educação básica pública brasileira, com base na temática de uma pesquisa de mestrado em andamento, de autoria de uma das autoras. Tem como objetivo realizar um levantamento da produção científica, abordando a representatividade e os desafios enfrentados pelas professoras negras no sistema educacional público no Brasil. A pesquisa segue uma metodologia de revisão integrativa, por meio da qual é possível evidenciar as produções já existentes, destacando os principais desafios e contribuições dessas professoras para o contexto educacional, sua trajetória de formação e inserção na educação básica brasileira. O estudo ressalta a importância dessas educadoras como modelos de identificação positiva para os alunos negros, recomendando a implementação de programas de apoio e a criação de espaços de diálogo, além de sublinhar o papel das professoras negras na construção de um sistema educativo mais justo e representativo. Além dessas questões, faz-se necessário discutir as implicações sobre a sub-representação de professoras negras na formação de políticas públicas e sua participação ativa no cenário educacional.

 

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Biografía del autor/a

Ernesta Silveira Manenti, UNISUL

Prefeitura Municipal de Criciúma/SC: Criciúma, Santa Catarina, BR
2015-02-10 a presente | Profesora (Secretaría de Educación)
Secretaría del Estado de Educación de SC: Criciúma, Santa Catarina, BR
2014-02 a presente | Profesora (Secretarías de Educación)
SESI - Servicio Social de la Industria/SC: Criciúma, Santa Catarina, BR
1994-03-01 a 2006-02-05 | Profesora (Educación)
Universidad del Sur de Santa Catarina: Tubarão, Santa Catarina, BR
2023-03-17 a 2025-02-10 | Maestranda (Programa de Posgrado en Educación) (Posgrado - UNISUL)

Habilitaciones Académicas:

CUANDO LOS RECUERDOS ESCOLARES SE ENCUENTRAN: Una experiencia forjada en clase
EDIUNESC
2024-09-12 | Capítulo de libro
Contribuyentes: Ernesta Silveira Manenti

CRICIÚMA NACISTE NIÑA, ESCRIBIENDO SUEÑOS
XI SIMPOSIO NACIONAL Y II SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES
2024-04-18 | Resumen de conferencia

CRICIÚMA DE MUCHAS HISTORIAS Y DE TODOS LOS COLORES
IV SEMINARIO DE EDUCACIÓN - Conocimientos y procesos educativos
2022-08-31 | Resumen de conferencia
Contribuyentes: Ernesta Silveira Manenti

 

JOSIANE ANACLETO SILVEIRA, unisul

Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo : Capivari de Baixo, Santa Catarina, BR     Emprego   Josiane Martins Anacleto Silveira   Educação e qualificações (2) Universidade do Sul de Santa Catarina: Tubarão, Santa Catarina, BR   2021-03-17 a 2024-12 | Doutoranda (Programa de Pós Graduação em Educação ) Qualificação   Josiane Martins Anacleto Silveira   Universidade do Sul de Santa Catarina: Tubarão, Santa Catarina, BR   2014-02-01 a 2016-02-27 | Mestre (Programa de Pós Graduação em Educação ) Qualificação   Josiane Martins Anacleto Silveira   Trabalhos (2) RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS PEQUENAS   XI SIMPÓSIO NACIONAL E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? 2024-04-18 | Resumo de conferência Contribuidores: Josiane Martins Anacleto Silveira   Josiane Martins Anacleto Silveira   Direito das crianças ao atendimento na educação infantil: configuração dos municípios da AMUREL   Apresentação de dissertação de mestrado - Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul 2016-02-26 | Dissertação/Tese Contribuidores: Josiane Martins Anacleto Silveira    

ANDRÉ LUIS DE SOUZA LIMA, UNISUL

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciado em Filosofia pela mesma universidade. Professor adjunto da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e também na graduação. Foi consultor Técnico em projeto UNESCO/MEC na área de atendimento educacional especializado: deficiência intelectual e professor substituto da Faculdade de Educação da UFRGS no Departamento de Estudos Básicos (DEBAS) de abril de 2023 a setembro de 2023 e de abril 2019 a abril 2021. Defendeu uma tese intitulada "Educação Especial, Conhecimento e Capacitismo: a Persistência da Exclusão no Brasil Contemporâneo", acerca das bases epistemológicas da educação especial e suas relações com os processos de exclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar brasileiro, considerando os efeitos da desconsideração de questões interseccionais. Atuou em formação de professores na área de educação especial no âmbito do atendimento educacional especializado (AEE) e na formação inicial de professores de área. Trabalhou na educação profissionalizante de pessoas identificadas como tendo deficiência intelectual e autismo. Tem experiência na área editorial com obras de ciências humanas, psicologia e psiquiatria. Editou um livro sobre psicanálise e educação especial. Seus principais interesses são: educação inclusiva, educação especial, filosofia da educação, deficiência, formação de professores, psicanálise e processos editoriais. Vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS) e à Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Políticas (RIPPEP).

Informações coletadas do Lattes em 27/02/2024

Publicado

2025-02-11

Cómo citar

Silveira Manenti, E., ANACLETO SILVEIRA, J., & DE SOUZA LIMA, A. L. (2025). A PRESENÇA DE PROFESSORAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA. Educação Em Foco, 30(1), e30007. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46097