DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RN/BRASIL 2020-2023

VOZES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45258

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise, a partir da perspectiva dos professores de Matemática, dos impactos gerados pela pandemia de Covid-19 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Aborda os desafios enfrentados por essa modalidade de ensino em decorrência do fechamento das escolas e da transição para atividades escolares remotas, bem como busca revelar como a matemática está sendo trabalhada no contexto pós-pandêmico. Os dados apresentados são resultado de uma pesquisa exploratória realizada entre março e maio de 2023 como parte de um doutorado em Ensino e Ciências e Matemática – PPGECM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa se baseou em entrevistas realizadas com dezesseis professores dessa modalidade. Os resultados apontaram para a inadequação do ensino remoto na EJA devido à baixa familiaridade dos alunos com a tecnologia, ao acesso limitado à internet e às condições precárias dos estudantes. Adicionalmente, muitos alunos enfrentaram a necessidade de desenvolver novas estratégias para garantir sua subsistência diante da nova realidade de desemprego, pois muitos deles são trabalhadores e chefes de família. Além disso, a Secretaria da Educação do Estado do RN adotou uma política de aprovação incondicional de todos os estudantes, o que gerou uma lacuna no desenvolvimento dos alunos e muita insatisfação por parte dos professores. Por fim, este artigo destaca a importância de investimento em políticas públicas para alinhar as práticas metodológicas de ensino com a realidade dos estudantes da EJA por meio da formação adequada dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anildo Soares Flôr, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação Cientifica e Matemática pela Universidade Estadual de MS (2018-2020): Licenciado em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2012) e em Pedagogia - Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1999). Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2011). Especialista em: Metodologia do Ensino Superior (FIFASUL - 2000), Psicopedagogia (UNIGRAN 2004-2005), Gestão Escolar ( UFMS 2008-2010); Mídias na Educação (UFMS 2009 - 2010) e Antropologia e Historio dos Povos Indígenas (UFMS 2015-2017). Professor Efetivo da Educação Básica do Município de Aral Moreira/MS e da Secretaria de Estado de Educação SED/MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Educação Infantil , Anos Iniciais do Ensino Fundamental e tutor de ensino superior na modalidade EAD. Pesquisa na área de educação matemática na educação básica, formação de professores e história da educação matemática.Integrante do Grupo de Pesquisa TeiaMat- Teia de pesquisas em Educação Matemática e Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP).

Liliane dos Santos Gutierre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-doutoranda pela Universitat de Barcelona (2023). Pós-doutora pela UNESP/Rio Claro/PPGE (2015). Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN); possui graduação em Matemática Licenciatura Plena (1992) e Pedagogia (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sócia Emérita da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM Regional Rio Grande do Norte (2022). Atualmente é professora associada D do Departamento de Matemática da UFRN, professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), ambos da UFRN, vice-líder do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN (GPEP). Foi Coordenadora de Formação para Docentes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN (PPG/UFRN). Foi diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do RN (SBEM-RN/gestão 2009-2012). Atuou como Professora da EAD/SEDIS/UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática e Formação de Professores. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação Matemática do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy(2005-2006). Foi Coordenadora da Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy ( IFESP) (2007-2008).

Downloads

Publicado

2025-02-04

Como Citar

Flôr, A. S. ., & Gutierre , L. dos S. . (2025). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RN/BRASIL 2020-2023: VOZES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Educação Em Foco, 30(1), e30003. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45258

Edição

Seção

Artigos