DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RN/BRASIL 2020-2023
VOZES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45258Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise, a partir da perspectiva dos professores de Matemática, dos impactos gerados pela pandemia de Covid-19 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Aborda os desafios enfrentados por essa modalidade de ensino em decorrência do fechamento das escolas e da transição para atividades escolares remotas, bem como busca revelar como a matemática está sendo trabalhada no contexto pós-pandêmico. Os dados apresentados são resultado de uma pesquisa exploratória realizada entre março e maio de 2023 como parte de um doutorado em Ensino e Ciências e Matemática – PPGECM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa se baseou em entrevistas realizadas com dezesseis professores dessa modalidade. Os resultados apontaram para a inadequação do ensino remoto na EJA devido à baixa familiaridade dos alunos com a tecnologia, ao acesso limitado à internet e às condições precárias dos estudantes. Adicionalmente, muitos alunos enfrentaram a necessidade de desenvolver novas estratégias para garantir sua subsistência diante da nova realidade de desemprego, pois muitos deles são trabalhadores e chefes de família. Além disso, a Secretaria da Educação do Estado do RN adotou uma política de aprovação incondicional de todos os estudantes, o que gerou uma lacuna no desenvolvimento dos alunos e muita insatisfação por parte dos professores. Por fim, este artigo destaca a importância de investimento em políticas públicas para alinhar as práticas metodológicas de ensino com a realidade dos estudantes da EJA por meio da formação adequada dos professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.