DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RN/BRASIL 2020-2023

VOZES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45258

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise, a partir da perspectiva dos professores de Matemática, dos impactos gerados pela pandemia de Covid-19 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Aborda os desafios enfrentados por essa modalidade de ensino em decorrência do fechamento das escolas e da transição para atividades escolares remotas, bem como busca revelar como a matemática está sendo trabalhada no contexto pós-pandêmico. Os dados apresentados são resultado de uma pesquisa exploratória realizada entre março e maio de 2023 como parte de um doutorado em Ensino e Ciências e Matemática – PPGECM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa se baseou em entrevistas realizadas com dezesseis professores dessa modalidade. Os resultados apontaram para a inadequação do ensino remoto na EJA devido à baixa familiaridade dos alunos com a tecnologia, ao acesso limitado à internet e às condições precárias dos estudantes. Adicionalmente, muitos alunos enfrentaram a necessidade de desenvolver novas estratégias para garantir sua subsistência diante da nova realidade de desemprego, pois muitos deles são trabalhadores e chefes de família. Além disso, a Secretaria da Educação do Estado do RN adotou uma política de aprovação incondicional de todos os estudantes, o que gerou uma lacuna no desenvolvimento dos alunos e muita insatisfação por parte dos professores. Por fim, este artigo destaca a importância de investimento em políticas públicas para alinhar as práticas metodológicas de ensino com a realidade dos estudantes da EJA por meio da formação adequada dos professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anildo Soares Flôr, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação Cientifica e Matemática pela Universidade Estadual de MS (2018-2020): Licenciado em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2012) e em Pedagogia - Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1999). Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2011). Especialista em: Metodologia do Ensino Superior (FIFASUL - 2000), Psicopedagogia (UNIGRAN 2004-2005), Gestão Escolar ( UFMS 2008-2010); Mídias na Educação (UFMS 2009 - 2010) e Antropologia e Historio dos Povos Indígenas (UFMS 2015-2017). Professor Efetivo da Educação Básica do Município de Aral Moreira/MS e da Secretaria de Estado de Educação SED/MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Educação Infantil , Anos Iniciais do Ensino Fundamental e tutor de ensino superior na modalidade EAD. Pesquisa na área de educação matemática na educação básica, formação de professores e história da educação matemática.Integrante do Grupo de Pesquisa TeiaMat- Teia de pesquisas em Educação Matemática e Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP).

Liliane dos Santos Gutierre , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-doutoranda pela Universitat de Barcelona (2023). Pós-doutora pela UNESP/Rio Claro/PPGE (2015). Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN); possui graduação em Matemática Licenciatura Plena (1992) e Pedagogia (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sócia Emérita da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM Regional Rio Grande do Norte (2022). Atualmente é professora associada D do Departamento de Matemática da UFRN, professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), ambos da UFRN, vice-líder do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN (GPEP). Foi Coordenadora de Formação para Docentes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN (PPG/UFRN). Foi diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do RN (SBEM-RN/gestão 2009-2012). Atuou como Professora da EAD/SEDIS/UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática e Formação de Professores. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação Matemática do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy(2005-2006). Foi Coordenadora da Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Educação Matemática para o Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy ( IFESP) (2007-2008).

Published

2025-02-04

How to Cite

Flôr, A. S. ., & Gutierre , L. dos S. . (2025). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RN/BRASIL 2020-2023: VOZES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Educação Em Foco, 30(1), e30003. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45258