PRÁTICAS EPISTÊMICAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS
UM ESTUDO A PARTIR DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45266Resumo
As atividades experimentais alinhadas às Práticas Epistêmicas são importantes ferramentas que auxiliam os estudantes na compreensão da natureza da Ciência. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é compreender como as Práticas Epistêmicas de produção, comunicação e de avaliação do conhecimento são apresentadas nas atividades experimentais dos Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. Para atingir esse objetivo, utilizamos como referencial teórico Araújo (2008) e, como referencial metodológico, a Análise Textual Discursiva. Analisamos três atividades experimentais pertencentes à coleção ‘Matéria, energia e vida: uma abordagem interdisciplinar’. Averiguamos que a maioria das práticas epistêmicas está presente nas questões disponibilizadas ao final das atividades experimentais. Identificamos, também, as práticas: (i) Construindo dados, Problematizando, Elaborando hipóteses e Considerando diferentes representações para explicar um dado, relacionadas às atividades sociais de Produção do Conhecimento e (ii) Descrevendo, Classificando e Usando linguagem representacional, relacionadas às atividades sociais de Comunicação do conhecimento. Desse modo, não identificamos as Práticas Epistêmicas vinculadas à atividade social de Avaliação do conhecimento. Consideramos, portanto, que o trabalho desenvolvido colabora com as pesquisas que analisam as Práticas Epistêmicas, além disso contribui para que os atuais e futuros professores da Educação Básica compreendam como essas práticas podem ser mobilizadas em sala de aula, a partir dos Livros Didáticos e de suas atividades experimentais.
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