APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45152Resumo
A discussão sobre a teoria da aprendizagem significativa se faz necessária em todas as áreas de ensino, objetivando a mobilização docente e discente para a construção de conhecimento e formação crítica e cidadã dos indivíduos. Por meio desta linha de discussão, nosso trabalho objetivou realizar um estudo sobre as produções acadêmicas brasileiras em nível de pós-graduação Stricto sensu que apresentam abordagem da aprendizagem significativa no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Essa investigação dedica-se a realizar um mapeamento a partir da análise de conteúdo de Bardin (2002) e como apoio do software Iramuteq. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica de natureza básica e abordagem qualitativa. Os resultados demonstram uma concentração da perspectiva clássica da aprendizagem significativa e que a prática docente, o uso de metodologias e abordagem alternativa do conteúdo programático, uso de recursos computacionais e software no ensino, se faz necessário, a fim de possibilitar ao aprendiz a inter-relação do conhecimento que ele já possui com os novos conceitos apresentados. Destacamos que a análise de conteúdo manual quanto com o uso do apoio do Iramuteq, permitiram chegar a considerações similares apontadas no texto.
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