MESTRE DIDI E A CARTILHA NAGÔ DE UM ARTISTA NEGRO BAIANO

A BAHIAN BLACK EDUCATOR ARTIST

Autores

  • Lucilene Alcanfor Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0002-9844-1925
  • Jorge Basso Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44613

Resumo

O artigo analisa o contexto de produção de uma cartilha destinada ao ensino da língua iorubá para crianças e adultos, criada e escrita na década de 1960 por Deoscóredes Maxiliano dos Santos (1917-2013), mais conhecido como Mestre Didi, personagem marcante da cultura baiana da segunda metade do século XX. Trata-se de um estudo fundamentado na história cultural das edições escolares para abordar a cartilha em sua materialidade como um artefato pedagógico da cultura afro-brasileira e fonte documental, que nos aponta a família de santo nagô baiana como uma comunidade-escola. Na perspectiva da história social, buscamos articular o estudo da cartilha às experiências de Mestre Didi no interior dessa confraria religiosa, que se consolidou em um núcleo aglutinador de elaboração e transmissão de conhecimentos. Tal instituição vigorou historicamente como um centro de manutenção de um complexo civilizatório iorubá-descendente na Bahia, do qual a cartilha de Mestre Didi é um documento valioso. Ela dialoga com a cultura escolar pela escolha do método de alfabetização, pela organização e estrutura das lições, ligadas aos saberes e fazeres cotidianos dessa comunidade litúrgica.

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Biografia do Autor

Lucilene Alcanfor, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté, possui especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade, mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Pós- doutorado concluído pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o projeto de pesquisa "Decolonialidade na literatura infantil e juvenil", aprovado pelo edital PIBIC/FAPESB 01/2023. Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, História, Decolonialidade e pesquisadora Associada I do Instituto de Estudos da África IEAf-UFPE. Trabalhou por quinze anos na educação básica como professora de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, gestora escolar e supervisora de ensino. É professora Adjunto C, nível II, do Instituto de Humanidades e Letras na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira, Campus Malês/BA. Desenvolve pesquisas sobre produção e circulação de livros de leitura que compreende literatura infantil e juvenil e livros didáticos, além de investigar a representação e práticas de leitura e escrita na história da educação e estudos da infância no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9844-1925.

Jorge Basso, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Educação, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2006), pós-graduação lato-sensu pela UNITAU (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Educação no programa de estudos pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP), pós-doutorando no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Educação, História, Decolonialidade.  É professor Adjunto  do Instituto de Humanidades e Letras na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira, UNILAB, Campus Malês/BA. Tem experiência em produções editoriais de livros didáticos e paradidáticos como artista gráfico, ilustrador e editor. Docência e pesquisa no campo da educação, atuando nos seguintes temas: história da educação, literatura e história, história dos intelectuais e da infância, ensino de história e das culturas afro-brasileiras e indígenas, educação popular e decolonialidade. É professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB - Campus dos Malês.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Rezende Alcanfor, L., & Garcia Basso, J. (2024). MESTRE DIDI E A CARTILHA NAGÔ DE UM ARTISTA NEGRO BAIANO: A BAHIAN BLACK EDUCATOR ARTIST. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29058. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44613