THE NAGÔ PRIMER BY MESTRE DIDI

A BAHIAN BLACK EDUCATOR ARTIST

Authors

  • Lucilene Rezende Alcanfor Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0002-9844-1925
  • Jorge Garcia Basso Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44613

Abstract

This article analyzes the production context of a Primer focused on teaching the Yoruba language to children and adults, created and written in the decade of 1960 by Deoscóredes Maxiliano dos Santos (1917-2013), better known as Mestre Didi, a prominent figure in the Bahian culture of the second half of the 20th-century. He was considered an Omo bibi, which in Yoruba means "well-born", within an extensive family linked to Bahian nagô-kêtu liturgical traditions for several generations. His maternal great-grandmother was Marcelina da Silva - Obá Tossi, the second priestess of Ilê Iyá Nassô Oká, also known as Casa Branca do Engenho Velho, founded in Salvador in the 1830s, one of the oldest communities of Bahian nineteenth-century Candomblé, which gave rise to two other ancient Nagô terreiros in Bahia: Gantois (1849) and Axé Opô Afonjá (1910). The essay seeks, from the perspective of social history, to approach the primer in its materiality as an artifact of the afro-brazilian culture and documentary source for the analysis of this religious fraternity as a school-community, in which the older generations, representing the living memory of knowledge, constituted the driving force of an ancestral pedagogy of knowledge circulation among generations.

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Author Biographies

Lucilene Rezende Alcanfor, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté, possui especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade, mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Pós- doutorado concluído pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o projeto de pesquisa "Decolonialidade na literatura infantil e juvenil", aprovado pelo edital PIBIC/FAPESB 01/2023. Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, História, Decolonialidade e pesquisadora Associada I do Instituto de Estudos da África IEAf-UFPE. Trabalhou por quinze anos na educação básica como professora de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, gestora escolar e supervisora de ensino. É professora Adjunto C, nível II, do Instituto de Humanidades e Letras na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira, Campus Malês/BA. Desenvolve pesquisas sobre produção e circulação de livros de leitura que compreende literatura infantil e juvenil e livros didáticos, além de investigar a representação e práticas de leitura e escrita na história da educação e estudos da infância no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9844-1925.

Jorge Garcia Basso, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Educação, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2006), pós-graduação lato-sensu pela UNITAU (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Educação no programa de estudos pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP), pós-doutorando no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Educação, História, Decolonialidade.  É professor Adjunto  do Instituto de Humanidades e Letras na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira, UNILAB, Campus Malês/BA. Tem experiência em produções editoriais de livros didáticos e paradidáticos como artista gráfico, ilustrador e editor. Docência e pesquisa no campo da educação, atuando nos seguintes temas: história da educação, literatura e história, história dos intelectuais e da infância, ensino de história e das culturas afro-brasileiras e indígenas, educação popular e decolonialidade. É professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB - Campus dos Malês.

Published

2024-12-12

How to Cite

Rezende Alcanfor, L., & Garcia Basso, J. (2024). THE NAGÔ PRIMER BY MESTRE DIDI: A BAHIAN BLACK EDUCATOR ARTIST. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29058. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44613