CUORE PARA A ESCOLA ELEMENTAR DOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO (ENTRE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.46106

Resumo

Entre as décadas finais do século XIX e as primeiras décadas do século XX houve distribuição e circulação de livros italianos entre os imigrantes e seus descendentes.  Silabários, livros de leitura, de religião, de aritmética, de história, de geografia, de cantos, entre outros que seguiam o programa curricular vigente na Itália, atravessaram o Atlântico para serem adotados nas escolas italianas em São Paulo. O objeto de investigação deste artigo, o centenário e ainda publicado Cuore, de Edmondo De Amicis, cuja primeira edição data de 1886, na Itália, para assim tornar-se um grande sucesso editorial ganhou traduções e foi adotado nas escolas paulistas. A intenção neste artigo é compreender, de um lado, as políticas educacionais que regraram a produção de livros escolares para as escolas italianas no exterior, e de outro lado, as motivações que levaram à circulação e a distribuição para escolas italianas e paulistas, entre fins do século XIX e início do século XX. Ancorado nos referenciais da História Cultural e História da Educação e mobilizando o corpus conceitual em especial de Chartier (1994,1996,1998, 2004) acerca da produção e representação foram definidos os procedimentos, os instrumentos, as fontes e as direções de análise. A análise documental toma como fonte privilegiada além do Cuore, a imprensa, os relatórios de cônsules, ofícios, despachos, circulares ministeriais e anuário das escolas italianas e da instrução pública paulista.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP.

Anna Ascenzi, Universidade de Macerata

Professora de História da Educação e Literatura Infantil, na Universidade de Macerata. As suas principais áreas de investigação são a história das disciplinas, as práticas pedagógicas, a identidade nacional e a construção cívica entre os séculos XIX e XX, bem como a literatura em Itália. É chefe editorial da série História das Instituições Educacionais e da Literatura Infantil (Franco Angeli, Milão) e membro do Conselho Executivo do periódico História da Educação e Literatura Infantil (www.hecl.it); responsável e coordenadora de dois cursos de docência, na Universidade de Macerata; presidente da Sociedade Italiana para o Estudo do Patrimônio Histórico e Educacional (SIPSE/www.sipse.eu). Foi Diretora do Centro de Documentação e Pesquisa em História do Livro Escolar e da Literatura Infantil e do Museu Escolar Paolo e Ornella Ricca, atuante na Universidade de Macerata.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Claudia Panizzolo, P. D., & Ascenzi, A. . (2024). CUORE PARA A ESCOLA ELEMENTAR DOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO (ENTRE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX). Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29054. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.46106