CUORE PARA A ESCOLA ELEMENTAR DOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO (ENTRE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.46106

Resumen

Entre as décadas finais do século XIX e as primeiras décadas do século XX houve distribuição e circulação de livros italianos entre os imigrantes e seus descendentes.  Silabários, livros de leitura, de religião, de aritmética, de história, de geografia, de cantos, entre outros que seguiam o programa curricular vigente na Itália, atravessaram o Atlântico para serem adotados nas escolas italianas em São Paulo. O objeto de investigação deste artigo, o centenário e ainda publicado Cuore, de Edmondo De Amicis, cuja primeira edição data de 1886, na Itália, para assim tornar-se um grande sucesso editorial ganhou traduções e foi adotado nas escolas paulistas. A intenção neste artigo é compreender, de um lado, as políticas educacionais que regraram a produção de livros escolares para as escolas italianas no exterior, e de outro lado, as motivações que levaram à circulação e a distribuição para escolas italianas e paulistas, entre fins do século XIX e início do século XX. Ancorado nos referenciais da História Cultural e História da Educação e mobilizando o corpus conceitual em especial de Chartier (1994,1996,1998, 2004) acerca da produção e representação foram definidos os procedimentos, os instrumentos, as fontes e as direções de análise. A análise documental toma como fonte privilegiada além do Cuore, a imprensa, os relatórios de cônsules, ofícios, despachos, circulares ministeriais e anuário das escolas italianas e da instrução pública paulista.

 

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Biografía del autor/a

Profa. Dra. Claudia Panizzolo, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP.

Anna Ascenzi, Universidade de Macerata

Professora de História da Educação e Literatura Infantil, na Universidade de Macerata. As suas principais áreas de investigação são a história das disciplinas, as práticas pedagógicas, a identidade nacional e a construção cívica entre os séculos XIX e XX, bem como a literatura em Itália. É chefe editorial da série História das Instituições Educacionais e da Literatura Infantil (Franco Angeli, Milão) e membro do Conselho Executivo do periódico História da Educação e Literatura Infantil (www.hecl.it); responsável e coordenadora de dois cursos de docência, na Universidade de Macerata; presidente da Sociedade Italiana para o Estudo do Patrimônio Histórico e Educacional (SIPSE/www.sipse.eu). Foi Diretora do Centro de Documentação e Pesquisa em História do Livro Escolar e da Literatura Infantil e do Museu Escolar Paolo e Ornella Ricca, atuante na Universidade de Macerata.

Publicado

2024-12-12

Cómo citar

Claudia Panizzolo, P. D., & Ascenzi, A. . (2024). CUORE PARA A ESCOLA ELEMENTAR DOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO (ENTRE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX). Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29054. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.46106