LEITURA E ESCRITA NO ENSINO PRIMÁRIO PARANAENSE PELA PRÁTICA DOCENTE EM MEADOS DO SÉC. XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44447

Resumo

Nos documentos provindos dos sujeitos envolvidos com a instrução pública da província paranaense, há indicações de uso de livros para o ensino da leitura e escrita das crianças, encontram-se também registros de outros materiais para a realização desse ensino, como, por exemplo, cartas, alfabetos, cartazes, jornais. No uso desse conjunto material, professores configuraram uma prática docente pautada em sua experiência no ofício, diante disso a análise recai, principalmente, sobre as ações e apropriações dos professores em decorrência do uso de materiais que instrumentalizam o ensino escolar, com o objetivo de discutir a noção de autoria do fazer docente, além de evidenciar a constituição de uma cultura escolar e de uma cultura material escolar por meio dos fazeres ordinários desses sujeitos. Do ponto de vista teórico-metodológico, no exame das fontes, tomam-se como referência os estudos acerca da materialidade escolar, da cultura escolar e práticas escolares/docentes, ancorando-se na perspectiva do fazer e emendar de Martin Lawn e Ian Grosvenor (2001), consumo de Michel de Certeau (2012) e cultura escolar de Escolano Benito (2017). Empiricamente, a pesquisa se fez principalmente nos relatórios de professores primários, nos quais é possível vislumbrar resquícios de práticas docente atreladas à materialidade escolar. Deste modo, interessa-nos examinar, por meio desta documentação, como as escolhas de materiais pedagógicos, métodos e dinâmicas de trabalho, por professores primários, caracterizam-se como credenciais do exercício do ofício docente.

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Biografia do Autor

Gizele de Souza, UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná, Curitiba/Paraná, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa
2/CNPQ

Franciele Ferreira França, UFPR

Pós-Doutora em História da Educação (FEUSP-FAPESP). Doutora (2019) e Mestra (2014) em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de História e Historiografia da Educação, com período de Doutorado Sanduiche (bolsista Capes) no Centro Internacional de Cultura Escolar - CEINCE, na Espanha. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Souza, G. de, & Ferreira França, F. . (2024). LEITURA E ESCRITA NO ENSINO PRIMÁRIO PARANAENSE PELA PRÁTICA DOCENTE EM MEADOS DO SÉC. XIX. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29050. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44447