LEITURA E ESCRITA NO ENSINO PRIMÁRIO PARANAENSE PELA PRÁTICA DOCENTE EM MEADOS DO SÉC. XIX
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44447Resumo
Nos documentos provindos dos sujeitos envolvidos com a instrução pública da província paranaense, há indicações de uso de livros para o ensino da leitura e escrita das crianças, encontram-se também registros de outros materiais para a realização desse ensino, como, por exemplo, cartas, alfabetos, cartazes, jornais. No uso desse conjunto material, professores configuraram uma prática docente pautada em sua experiência no ofício, diante disso a análise recai, principalmente, sobre as ações e apropriações dos professores em decorrência do uso de materiais que instrumentalizam o ensino escolar, com o objetivo de discutir a noção de autoria do fazer docente, além de evidenciar a constituição de uma cultura escolar e de uma cultura material escolar por meio dos fazeres ordinários desses sujeitos. Do ponto de vista teórico-metodológico, no exame das fontes, tomam-se como referência os estudos acerca da materialidade escolar, da cultura escolar e práticas escolares/docentes, ancorando-se na perspectiva do fazer e emendar de Martin Lawn e Ian Grosvenor (2001), consumo de Michel de Certeau (2012) e cultura escolar de Escolano Benito (2017). Empiricamente, a pesquisa se fez principalmente nos relatórios de professores primários, nos quais é possível vislumbrar resquícios de práticas docente atreladas à materialidade escolar. Deste modo, interessa-nos examinar, por meio desta documentação, como as escolhas de materiais pedagógicos, métodos e dinâmicas de trabalho, por professores primários, caracterizam-se como credenciais do exercício do ofício docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.