A RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA DO DIÁLOGO FRENTE À DIFUSÃO DA CULTURA DO ÓDIO E À VIOLÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44675

Resumo

Atualmente, através dos meios de comunicação e mídias sociais, bem como nos processos socializadores de famílias e comunidades, são difundidas crenças, afetos e atitudes preconceituosas, de intolerância e de violência. A sociedade contemporânea carece urgentemente de ferramentas pedagógicas que possibilitem o encontro cordial e colaborativo entre os diferentes. O objetivo do presente artigo é refletir sobre a relevância do diálogo, enquanto proposta pedagógica sistematizada, que estabelece o princípio central do processo de mediação da aprendizagem e, desse modo, torna-se uma prática pedagógica que pode fazer frente à difusão da cultura do ódio e à violência crescentes na atual geração. Para tanto, o texto está estruturado em duas partes: a primeira é dedicada a uma melhor compreensão e denúncia dos aspectos ontológicos e pedagógicos inerentes à cultura do ódio, enquanto a segunda parte está a serviço da proposição de pistas para uma pedagogia do diálogo.

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Biografia do Autor

Gidalti Guedes da Silva, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (UCB)

Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), atuando como docente do eixo de formação geral e humanística; Coordenador de cursos de graduação EAD (Filosofia, Teologia e Gestão Paroquial); Coordenador do PRIL/UCB e Assessor da PROCAD de Formação Continuada Docente. Integra o Comitê de Pastoralidade, a Equipe Gestora do Projeto Esperançar e o Conselho Universitário (CONSUN); e é o Editor da Revista Aprendizagem em EAD. Possui Doutorado em Educação (em andamento) pela UCB; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UFRO/2012); Graduação e Pós-graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); concluinte da Licenciatura em Pedagogia (UniFAEL) e cursa a Especialização em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida (UCB). Pesquisas e publicações nas áreas de ciências da educação e ciências da religião, sendo membro do Grupo de Pesquisa Diálogo: um processo transversal (UCB, Líder: Prof. Dr. Luiz Síveres). Possui experiências profissionais como Ministro de Confissão Religiosa (2001-2010); na educação popular (CEBI-RO/2007-2011), na formação sociopolítica e na coordenação de projetos sociais para juventude em vulnerabilidade social, com ênfase na prevenção universal ao uso de drogas (PMPV-2012). Professor Universitário desde 2004, em cursos de Teologia, Filosofia e Pedagogia, além de atuar na formação humanística em cursos de diversas áreas do conhecimento, com ênfase no uso da dialética na didática e em metodologias ativas de aprendizagem. Na gestão universitária, possui experiência como coordenador de curso de graduação, coordenador de especialização, coordenador acadêmico e pedagógico institucional, Procurador Institucional e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Na EAD, possui experiência como coordenador de Polo de Apoio Presencial e Monitor Presencial (UMESP); Professor Conteudista e Tutor (UniEVANGÉLICA); atua como professor e coordenador de cursos (Católica EAD) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Luiz Síveres, Instituto Pedagogia Alpha

Pós-doutor em Educação e Psicologia pele Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Criador da Pedagogia Alpha (2015) e Diretor-Presidente do Instituto Pedagogia Alpha (2024).

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Publicado

2024-09-18

Como Citar

SILVA, G. G. D. ., & Síveres, L. . (2024). A RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA DO DIÁLOGO FRENTE À DIFUSÃO DA CULTURA DO ÓDIO E À VIOLÊNCIA. Educação Em Foco, 29(1), e29044. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44675

Edição

Seção

Artigos