A RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA DO DIÁLOGO FRENTE À DIFUSÃO DA CULTURA DO ÓDIO E À VIOLÊNCIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44675

Abstract

Currently, through the media and social media, as well as in the socializing processes of families and communities, prejudiced beliefs, affections and attitudes of intolerance and violence are spread. Contemporary society urgently lacks pedagogical tools that enable cordial and collaborative encounters between those who are different. The objective of this article is to reflect on the relevance of dialogue, as a systematized pedagogical proposal, which establishes the central principle of the learning mediation process and, in this way, becomes a pedagogical practice that can combat the spread of the culture of hate and increasing violence in the current generation. To this end, the text is structured in two parts: the first is dedicated to a better understanding and denunciation of the ontological and pedagogical aspects inherent to the culture of hate, while the second part is at the service of proposing clues for a pedagogy of dialogue.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

GIDALTI GUEDES DA SILVA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (UCB)

Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), atuando como docente do eixo de formação geral e humanística; Coordenador de cursos de graduação EAD (Filosofia, Teologia e Gestão Paroquial); Coordenador do PRIL/UCB e Assessor da PROCAD de Formação Continuada Docente. Integra o Comitê de Pastoralidade, a Equipe Gestora do Projeto Esperançar e o Conselho Universitário (CONSUN); e é o Editor da Revista Aprendizagem em EAD. Possui Doutorado em Educação (em andamento) pela UCB; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UFRO/2012); Graduação e Pós-graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); concluinte da Licenciatura em Pedagogia (UniFAEL) e cursa a Especialização em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida (UCB). Pesquisas e publicações nas áreas de ciências da educação e ciências da religião, sendo membro do Grupo de Pesquisa Diálogo: um processo transversal (UCB, Líder: Prof. Dr. Luiz Síveres). Possui experiências profissionais como Ministro de Confissão Religiosa (2001-2010); na educação popular (CEBI-RO/2007-2011), na formação sociopolítica e na coordenação de projetos sociais para juventude em vulnerabilidade social, com ênfase na prevenção universal ao uso de drogas (PMPV-2012). Professor Universitário desde 2004, em cursos de Teologia, Filosofia e Pedagogia, além de atuar na formação humanística em cursos de diversas áreas do conhecimento, com ênfase no uso da dialética na didática e em metodologias ativas de aprendizagem. Na gestão universitária, possui experiência como coordenador de curso de graduação, coordenador de especialização, coordenador acadêmico e pedagógico institucional, Procurador Institucional e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Na EAD, possui experiência como coordenador de Polo de Apoio Presencial e Monitor Presencial (UMESP); Professor Conteudista e Tutor (UniEVANGÉLICA); atua como professor e coordenador de cursos (Católica EAD) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Luiz Síveres, Instituto Pedagogia Alpha

Pós-doutor em Educação e Psicologia pele Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Criador da Pedagogia Alpha (2015) e Diretor-Presidente do Instituto Pedagogia Alpha (2024).

Published

2024-09-18

How to Cite

SILVA, G. G. D. ., & Síveres, L. . (2024). A RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA DO DIÁLOGO FRENTE À DIFUSÃO DA CULTURA DO ÓDIO E À VIOLÊNCIA. Educação Em Foco, 29(1), e29044. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44675