PARTICIPAÇÃO DA "SOCIEDADE CIVIL" NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45019Resumo
O artigo investiga a participação da sociedade civil na implantação de políticas educacionais na rede estadual de ensino de São Paulo a partir da análise do processo administrativo de acompanhamento de um convênio entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) e a Associação Parceiros da Educação (APE). Através de pesquisa documental complementada por entrevistas com gestores da SEE-SP, analisamos a execução da parceria público-privada e as concepções educacionais dos parceiros, observando-se o descumprimento sistemático de prazos e a ausência de relatórios de prestação de contas por parte do agente privado ao longo de todo o período analisado. Ao mesmo tempo em que evidenciam uma assimilação de pressupostos da gestão privada pela SEE-SP e uma confluência de expectativas entre atores públicos e privados, as análises também desafiam a ideia de que os modelos de gestão privados sejam necessariamente mais eficientes e eficazes do que os modelos públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.