PARTICIPAÇÃO DA "SOCIEDADE CIVIL" NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45019

Resumo

O artigo investiga a participação da sociedade civil na implantação de políticas educacionais na rede estadual de ensino de São Paulo a partir da análise do processo administrativo de acompanhamento de um convênio entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) e a Associação Parceiros da Educação (APE). Através de pesquisa documental complementada por entrevistas com gestores da SEE-SP, analisamos a execução da parceria público-privada e as concepções educacionais dos parceiros, observando-se o descumprimento sistemático de prazos e a ausência de relatórios de prestação de contas por parte do agente privado ao longo de todo o período analisado. Ao mesmo tempo em que evidenciam uma assimilação de pressupostos da gestão privada pela SEE-SP e uma confluência de expectativas entre atores públicos e privados, as análises também desafiam a ideia de que os modelos de gestão privados sejam necessariamente mais eficientes e eficazes do que os modelos públicos.

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Biografia do Autor

Fernando Cássio, Faculdade de Educação / Universidade de São Paulo

Prof. Dr. Fernando Cássio

Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação
Faculdade de Educação
Universidade de São Paulo

São Paulo/SP, Brasil

Eliane da Costa Bruini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profa. Ma. Eliane da Costa Bruini

Extensionista visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre/RS, Brasil

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Profa. Dra. Márcia Aparecida Jacomini

Departamento de Educação
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Universidade Federal de São Paulo 

Guarulhos/SP, Brasil

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Cássio, F., Bruini, E. da C. ., & Jacomini, M. A. (2024). PARTICIPAÇÃO DA "SOCIEDADE CIVIL" NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE SÃO PAULO. Educação Em Foco, 29(1), e29023. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45019

Edição

Seção

Artigos