A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E A PROMOÇÃO DOS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43793Resumo
As atividades experimentais investigativas, quando bem planejadas e aplicadas, podem propiciar o desenvolvimento de conhecimentos que vai além da aquisição de conceitos estanques da Ciência. Estas atividades podem ser construídas por meio de sequências de aulas sobre determinados conteúdos, visando à participação ativa dos discentes na construção de saberes, sob orientação do docente. Fundamentando-se nessa perspectiva, o presente artigo objetiva analisar uma sequência didática que apresenta experimentos investigativos sobre óleos vegetais e os impactos na saúde humana, tendo como lente, principalmente, o conhecimento químico. A metodologia envolveu 7 aulas e foi aplicada em um colégio da rede particular de ensino, situado na cidade de Belo Horizonte – MG, no âmbito do itinerário formativo do Novo Ensino Médio intitulado de “Investigações e Análises Químicas”. Os dados foram construídos mediante aplicação de um questionário, ao final da sequência didática, e analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. As análises revelaram que os discentes têm dificuldade na busca e confirmação das informações obtidas por meio da experimentação investigava e apresentam maior facilidade em interagir, preponderantemente, com as observações em nível fenomenológico. Por esta razão, acreditamos ser importante elaborar sequências didáticas que fomentem a extrapolação para além desse nível, ou seja, que avancem nos aspectos representacionais e teóricos do fenômeno em estudo.
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