DISCUSSÃO SOBRE DOCUMENTOS UNIVERSITÁRIOS PARA CURRICULARIZAR A EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42040

Resumo

No dia 18 de dezembro de 2018 foi promulgada a Resolução n.º 7 com o objetivo de curricularizar a extensão universitária brasileira. Tal resolução, conhecida como CNE-CES 07/2018, traz à luz diretrizes abstratas que se referem exclusivamente à extensão. Nesse cenário, observa-se na literatura que as universidades têm adotado caminhos distintos para atender os ditames da CNE-CES 07/2018 inclusive no que tange aos seus documentos institucionais e/ou orientativos que conduzem o processo de implantação da resolução. Isso posto, elucida-se a seguinte pergunta: os documentos institucionais e/ou orientativos delineados pelas universidades públicas brasileiras atendem às exigências da CNE-CES 07/2018 considerando uma abordagem prática na implementação da curricularização da extensão? Ressalta-se que o recorte deste artigo se concentra em analisar documentos que elucidam o passo a passo de como implantar a curricularização na prática. Com o objetivo de responder à pergunta problematizadora, estruturou-se um percurso metodológico para analisar documentos de 10 (dez) Instituições de Ensino Superior. Tal percurso é composto por três etapas: Etapa 1 – definição dos itens balizadores considerando as exigências mínimas estabelecidas pela CNE-CES 07/2018, Etapa 2 – seleção dos documentos das 10 instituições selecionadas e Etapa 3 – Correlação dos itens balizadores com os documentos dessas 10 instituições. Como resultado, foi elaborado um panorama que permitiu demonstrar a dificuldade das referidas instituições em implantar a curricularização da extensão e, portanto, pode-se concluir que não foram encontrados documentos que atendam a todas as exigências da CNE-CES 07/2018.

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Biografia do Autor

Frederico Severo Miranda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Profissional com 10 anos de experiência na área de TI, o que permitiu adquirir sólidos conhecimentos em análise e desenvolvimento de sistemas. Bacharel em Ciência da Computação (FIC-MG/2002-2005), especialista em Tecnologia Java (UTFPR/2007-2008), mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (UTFPR/2016-2017), membro do grupo de pesquisa Xuê: Participação, Interação e Computação (2020-atual) e doutorando em Tecnologia e Sociedade (UTFPR/2020 - atual) cuja pesquisa está relacionada com a curricularização da extensão. Possui forte interesse em assuntos relacionados com a extensão universitária, além de ser um entusiasta no que se refere à aplicação de metodologias ativas principalmente na utilização da gamificação para promover o engajamento dos estudantes.

Marília Abrahão Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora associada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no DAINF no e PPGTE. É tutora do Grupo PET Computando Culturas em Equidade. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: interação humano computador, estudos em Ciência Tecnologia e Sociedade, informática na educação, educação em computação, computação sociedade e inclusão.

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

Severo Miranda, F., & Abrahão Amaral, M. (2024). DISCUSSÃO SOBRE DOCUMENTOS UNIVERSITÁRIOS PARA CURRICULARIZAR A EXTENSÃO. Educação Em Foco, 29(1), e29012. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42040

Edição

Seção

Artigos