A ILUSÃO CIENTÍFICA DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA
PROVOCAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.46792Resumo
As investigações no âmbito do Ensino de História têm tido pouca preocupação com o caráter epistemológico do conhecimento histórico escolar. Basicamente, elas estão centradas nas características do conhecimento histórico disciplinar e na sua correta transposição didática para a sala de aula em diferentes níveis educativos. Em contrapartida, até mesmo os estudos oriundos da Psicologia têm se concentrado nas formas gerais de aprendizagem ou de conhecimentos específicos. No entanto, é notável a carência de estudos teóricos e práticos que analisem o conhecimento histórico escolar como uma construção particular de conhecimento histórico. Sabemos que é um conhecimento diferente do conhecimento acadêmico. Este último, conhecemos também, com exaustivas revisões historiográficas, sua marca ideológica próxima ao nacionalismo. Mas ainda não temos clareza, por exemplo, se devemos analisar o conhecimento histórico escolar como uma derivação do conhecimento científico, ou se seu caráter político é, de fato, a condição de possibilidade para sua existência. Neste ensaio, reflito sobre as relações entre a historiografia profissional e o conhecimento histórico escolar. Apresento a hipótese de que se tem criado um brilho de cientificidade que produz três tipos de ilusões: a científica, a de neutralidade e a disciplinar. Cada uma delas estabelece relações de poder entre o ensino, a didática e a disciplina histórica que acabam por ocultar as características particulares da epistemologia do conhecimento histórico escolar.
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