NEOLIBERALISMO, CONSERVADORISMO E O MOVIMENTO HOMESCHOOLING NO BRASIL

Autores

  • Isabela Mallis Martinho de Araujo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS https://orcid.org/0000-0003-2897-2891
  • Fabiana Barros de Martin Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Luciane Muniz Ribeiro Barbosa Faculdade de Educação da Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44503

Resumo

O artigo insere-se no contexto de análise sobre a temática do homeschooling/educação domiciliar no Brasil, considerando-a como um movimento crescente que tem apresentado ameaças para a garantia do direito à educação para todos. Tem como objetivo geral analisar os argumentos em defesa da regulamentação da educação domiciliar no Brasil e sua relação com os princípios do neoliberalismo e com o movimento conservador na área educacional. Nos procedimentos metodológicos constam o levantamento e análise da produção acadêmica sobre a educação domiciliar, neoliberalismo e conservadorismo e dos discursos da Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED) e famílias a ela vinculadas, bem como de parlamentares no processo de regulamentação da educação domiciliar em curso no Brasil. Como principais resultados da pesquisa realizada destacam-se: o movimento em prol da educação domiciliar no país cresceu e se fortaleceu por meio da difusão de ideias e propostas conservadoras, sobretudo durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022); a presença dos princípios do neoliberalismo por meio de ataques não apenas à instituição escolar, mas à esfera pública no geral, além das críticas à intervenção do Estado, permeadas por uma visão de infância baseada na teoria do capital humano e por uma concepção mercadológica de educação.

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Biografia do Autor

Isabela Mallis Martinho de Araujo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2022). Mestranda em Educação pela FE-UNICAMP na Linha de Pesquisa "Estado, Políticas Públicas e Educação". Desde a graduação dedica-se a pesquisar a Educação Domiciliar com foco na atuação das associações e grupos que defendem a modalidade. Participa do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LaPPlanE). Colaborou com a criação do Observatório de Educação Domiciliar e Desescolarização.

Fabiana Barros de Martin, Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Direito (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), especialista em Gestão Educacional (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), mestra em Direito Romano e Sistemas Jurídicos Contemporâneos (Universidade de São Paulo), doutoranda em Educação (Universidade Estadual de Campinas), e professora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Faculdade de Educação da Unicamp

Possui graduação em Pedagogia (2004), Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2013), realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Unicamp, no Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Líder do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e Coordenadora Geral do Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização (OEDD). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito à Educação; Políticas Educacionais; Educação Domiciliar/Homeschooling; Educação Infantil; Estado e Educação.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Mallis Martinho de Araujo, I., Barros de Martin, F. ., & Muniz Ribeiro Barbosa, L. (2024). NEOLIBERALISMO, CONSERVADORISMO E O MOVIMENTO HOMESCHOOLING NO BRASIL. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44503

Edição

Seção

Dossiê: O direito à educação no contexto de conservadorismo e disputa de mercado