USO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS EPISTÊMICOS NA LUDICIDADE AMBIENTAL

UM RELATÓRIO PELO TESTE DE MANN-WHITNEY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43777

Resumo

O objetivo desse artigo é avaliar os efeitos do uso de pressupostos teóricos epistêmicos (intencionalidade lúdica, sustentabilidade ambiental e interdisciplinaridade) em atividades lúdicas sobre conservação e preservação ambiental e analisar se o uso possibilita ao aluno ampliar a cognição sobre uma questão ambiental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa de caráter explicativo, fundamentada no teste de inferência estatística de Mann-Whitney. O teste comparou dois grupos de alunos do 4º ano para verificar se os estudantes do grupo A (em que os professores receberam formação sobre a importância dos pressupostos ludo-epistêmicos no desenvolvimento de atividades lúdicas) alcançam níveis cognitivos mais amplos em relação aos estudantes do grupo B (no qual os professores passaram por encontros formativos sem o enfoque nos pressupostos delimitados). O estudo evidenciou que os grupos A e B são estatisticamente diferentes. Os resultados apontaram efeitos mais apurados na percepção (cognição) dos alunos do Grupo A sobre tópicos de conservação e preservação ambiental. Infere-se que a formação lúdica do professor é um aspecto que requer atenção, pois só se levanta esforços para conservar um ambiente natural se o jogo, a brincadeira e o faz-de-conta estiverem pedagogicamente embasados. O relatório mostra que a temática é um campo fértil para novos estudos sobre o uso dos pressupostos teóricos epistêmicos na ludicidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Givanildo da Silva Pereira, UECE (Universidade Estadual do Ceará )

Mestrando em Ciências Naturais [Educação Ambiental] pela Universidade Estadual do Ceará – UECE – Fortaleza. Professor da Educação Básica. Secretária de educação do Ceará – SEDUC. Química geral.

Endereço Postal: Rua Padre José Eugênio Leite, 197, Nova Esperança, Farias Brito, Ceará, Brasil, CEP: 63185000. 

Tel: 88 999779668

Oriel Herrera Bonilla, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutorado em Ciências Naturais (Ecologia) pela BIELEFELD UNIVERSITÄT – Alemanha. Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola (UFC). Realiza pesquisa em: Recuperação de Ecossistemas degradados; Ecologia de Halófitas; Bioinvasão, Bioprospecção e Manguezais.

Endereço Postal: CED, Centro de Educação, sala 12, Campus do Itaperi, CEP 60.714-903, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Tel: 85 988074928

Eliseu Marlônio Pereira de Lucena

Doutor em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Botânica Aplicada (Plantas Bioativas e Bioprocessos) na Texas A&M University. Grupo de Pesquisa: Ecofisiologia de Halófitas; Alimentos: Biotecnologia, e Vigilância à Saúde.

Endereço Postal: CED, Centro de Educação, sala 13, Campus do Itaperi, CEP 60.714-903, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Tel: 85 988903765

Downloads

Publicado

2024-08-05

Como Citar

Pereira, A. G. da silva, Bonilla, O. H. ., & Lucena, E. M. P. de. (2024). USO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS EPISTÊMICOS NA LUDICIDADE AMBIENTAL : UM RELATÓRIO PELO TESTE DE MANN-WHITNEY. Educação Em Foco, 29(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43777

Edição

Seção

Artigos