UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DO ENSINO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43770

Resumo

Com vistas a pensar uma Educação Linguística que possibilite tanto o aprendizado da norma padrão, quanto o processo de letramento linguístico do educando, escolhemos a pontuação por nos parecer um conteúdo pouco valorizado pelos professores de português. Em nossas reflexões, partimos do entendimento de que o ensino que prescreve regras gramaticais a partir de fragmentos de textos ou frases descontextualizadas, não considera o contexto sociocomunicativo e, com isso, o que motivou o emprego da pontuação. Essa perspectiva nos levou à elaboração de Sequências Didáticas que levassem o educando a analisar textos, a fim de que depreendesse as funcionalidades e motivações da pontuação nos gêneros discursivos. Como a Educação Linguística não se propõe a banir a gramática normativa, nossa pesquisa se baseia em como Azeredo (2018), Bechara (2004) e Cegalla (s/d) definem a pontuação e descrevem os pontos de interrogação e de exclamação, as reticências, os parênteses e o travessão ˗ recursos notacionais utilizados para elaboração de Sequências Didáticas para alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro. Como resultado, encontramos alunos que concluíram o Ensino Fundamental sem conhecer o papel da pontuação nos mais diversos gêneros discursivos, o que nos fez pensar sobre práticas de Educação Linguística pautadas exclusivamente na memorização de nomenclaturas e memorização de regras. Por fim, sob à luz das acepções das gramáticas de Azeredo (2018), Bechara (2004) e Cegalla (s/d), examinamos se tais definições dão conta das funções exercidas pelos sinais nos gêneros discursivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Monteiro do Espírito Santo, SEEDUC / CPII (MPPEB)

Bacharel e licenciada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Especialista em Ensino de Leitura e Produção textual pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014) , em Docência do Ensino Básico em Língua Portuguesa pelo Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II (2016) e em Orientação Educacional pelo IFHT da UERJ (2018). Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Leciona língua portuguesa na rede municipal de São Gonçalo e na rede estadual do Rio de Janeiro. Interesse em: ensino de produção textual, letramento literário, ensino de língua portuguesa, letramento linguístico.

José Ricardo Dordron de Pinho, Colégio Pedro II

Doutor em Língua Espanhola pela UFRJ. Professor titular de Espanhol do Colégio Pedro II, onde atua no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados a questões de oralidade e pronúncia na Educação Básica. 

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Espírito Santo, R. M. do ., & Pinho, J. R. D. de . (2024). UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DO ENSINO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO. Educação Em Foco, 29(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43770

Edição

Seção

Artigos