PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL E CRIANÇAS AUTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43570Resumo
Este artigo socializa uma síntese dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi promover o uso das mídias digitais pelas crianças autistas para a construção de conteúdo digital no YouTube em uma escola de Santa Catarina. Em um contexto de ascensão das mídias digitais na atualidade, é preciso discutir a perspectiva de reprodução e consumo no uso das tecnologias digitais. Esse quadro se torna ainda mais preocupante com a presença das fake news nas redes. Sendo assim, para impulsionar práticas inovadoras em ambiente escolar que estimulem a produção de conteúdo pautadas nos princípios da educação inclusiva, e com o intuito de contribuir com uma perspectiva de apropriação crítica das tecnologias, levanta-se o seguinte problema de pesquisa: como conscientizar as crianças sobre os riscos das fake news para a sociedade e as diferentes formas de combatê-las? Como objetivo principal, este estudo pretende compartilhar uma experiência prática de inclusão digital com a produção de conteúdo on-line para a plataforma YouTube, na intenção de oportunizar diferentes abordagens de participação nas redes, focalizando atenção nos adventos das fake news. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, inspirada nos princípios do PesquisarCOM, que atribui protagonismo aos partícipes da pesquisa e os coloca como coautores em uma produção compartilhada. Iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e, posteriormente, realizou-se a pesquisa de campo. Como resultado, as crianças autistas produziram um vídeo educativo sobre as fake news.
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