PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL E CRIANÇAS AUTISTAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43570

Resumen

Este artigo socializa uma síntese dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi promover o uso das mídias digitais pelas crianças autistas para a construção de conteúdo digital no YouTube em uma escola de Santa Catarina. Em um contexto de ascensão das mídias digitais na atualidade, é preciso discutir a perspectiva de reprodução e consumo no uso das tecnologias digitais. Esse quadro se torna ainda mais preocupante com a presença das fake news nas redes. Sendo assim, para impulsionar práticas inovadoras em ambiente escolar que estimulem a produção de conteúdo pautadas nos princípios da educação inclusiva, e com o intuito de contribuir com uma perspectiva de apropriação crítica das tecnologias, levanta-se o seguinte problema de pesquisa: como conscientizar as crianças sobre os riscos das fake news para a sociedade e as diferentes formas de combatê-las? Como objetivo principal, este estudo pretende compartilhar uma experiência prática de inclusão digital com a produção de conteúdo on-line para a plataforma YouTube, na intenção de oportunizar diferentes abordagens de participação nas redes, focalizando atenção nos adventos das fake news. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, inspirada nos princípios do PesquisarCOM, que atribui protagonismo aos partícipes da pesquisa e os coloca como coautores em uma produção compartilhada. Iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e, posteriormente, realizou-se a pesquisa de campo. Como resultado, as crianças autistas produziram um vídeo educativo sobre as fake news.

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Biografía del autor/a

Henrique de Lima Baena da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor efetivo de língua inglesa, língua portuguesa e arte na rede Estadual de Santa Catarina e Município de Araquari (SC), lotado na Escola de Ensino Médio Bailarina Liselott Trinks e Escola Municipal Francisco Jablonsky. Mestre em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2022), especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Eficaz (2015), licenciado em Letras - Português e Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2014), licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - Uninter (2018) e licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2019).

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), lotada no Departamento de Pedagogia a Distância do Centro de Educação a Distância (CEAD). É docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI, na linha Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciada em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores. É coordenadora do Laboratório de Cultura Digital (L@bCult) do CEAD/UDESC.

Solange Cristina da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Centro de Educação a Distância (CEAD). Coordenadora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI/CEAD/UDESC). Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI. Membro dos Grupos de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (UDESC) e Núcleo de Estudos sobre Deficiência - NED (UFSC). Membro da Rede Traduzir-se: autismo em primeira pessoa na prática acadêmica", coordenada pelo professor Luiz Henrique Magnani, do Instituto de Literatura e Linguística/UFVJM. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), Mestrado em Educação (1999) e Doutorado em psicologia (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Estudos da deficiência, Acessibilidade, autismo, Desenho Universal para Aprendizagem e Educação a Distância.

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Silva, H. de L. B. da ., Marcon, K. ., & Silva, S. C. da . (2024). PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL E CRIANÇAS AUTISTAS. Educação Em Foco, 29(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43570