O ENSINO DA ORALIDADE EM TEXTOS REGULADORES OFICIAIS, EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41754

Resumo

Dada a importância dos textos reguladores oficiais (também) para o ensino da oralidade, esta nossa contribuição analisa, precisamente, o que é proposto, para este domínio, por prescrições curriculares da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico. Globalmente, se os dois documentos analisados parecem evidenciar uma considerável preocupação com as habilidades relacionadas com a produção e a compreensão de textos orais, a menor atenção que parece ser atribuída às restantes (sub)dimensões sugere que a complexidade do oral não teria ainda sido completamente apreendida. E daí não estarem ainda a ser explorados, em todas as suas potencialidades, todos os itens por que a oralidade se compõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Almeida Graça, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Graça, L. A. (2023). O ENSINO DA ORALIDADE EM TEXTOS REGULADORES OFICIAIS, EM PORTUGAL. Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41754

Edição

Seção

Seção 03 - Outros Espaços de Investigação Educacional