BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

O QUE ORIENTA SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE?

Autores

Resumo

O presente estudo atenta para o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com vistas a identificar como ela se relaciona com as discussões de corpo, gênero e sexualidade. Por meio de um estudo de abordagem qualitativa, ensaia-se, por meio de uma análise de discurso, acerca do documento, juntamente com a atenção para a materialidade analítica dos escritos de estudantes de graduação de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Emerge do estudo o silenciamento da BNCC referente às discussões interseccionais que envolvem corpo, gênero e sexualidade. Ademais, a partir da escrita de discentes de licenciatura, percebe-se a urgência do cultivo de práticas que contribuam, de fato, para que estudantes do nosso tempo possam experenciar situações de autocuidado, autoformação, empatia e cooperação, combatendo preconceitos, violências e intolerâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welson Barbosa Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Pós Doutor em Educação Escolar pela UNESP - 2018, Doutor em educação pela UFSCar - 2015, mestre em Educação pela UFU - 2010, é licenciado em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade de Uberaba - 1990 e em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins - 2017. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Uberlândia UFU, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal e Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura e Bacharelado em Biologia. Coordena o grupo de pesquisa MASCULINIDADES: Cultura, educação e Subjectividades GPEMCES e, como pesquisador, tendo Michel Foucault como referências, discute vulnerabilidade e risco de suicídio entre homens de 13 a 28 anos, desde 2005. Atua na formação docente para a escola básica, trabalhando produção de Modelos 3DR para o ensino de ciências da natureza, a partir de uma perspectiva inclusiva, interdisciplinar, que vise o fortalecimento das identidades e subjectividades de professores, alunos e suas práticas.

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta do curso de Química (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU). Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar (Ciências Humanas e Educação) e Grupo UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (Artes). Coordenadora Colaboradora no núcleo multidisciplinar na área de Química do Subprojeto Matemática/Química do Edital PIBID 23/2022 (UFU/Pontal). Atua no campo da Educação em Ciências/Química, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, com interesse nos seguintes temas: Formação docente, Educação-Ensino de Ciências-Química no Brasil e Historicidade da Educação-Ciências/Química, dentro do prisma das Filosofias da Diferença e do Pós-estruturalismo.

Polly Ana Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em pedagogia, pela Universidade federal de Uberlândia, compõe e desenvolve trabalhos com o GRUPO DE PESQUISA MASCULINIDADE, CULTURA, EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADES - GPENCES 

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Santos, W. B., Rigue, F. M., & Ferreira, P. A. R. (2023). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O QUE ORIENTA SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE?. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/41204

Edição

Seção

Artigos