NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE

MISSING IN GUIDELINES ON BODY, GENDER, SEXUALITY AND SEXUAL EDUCATION?

Authors

Abstract

The purpose of the National Common Curricular Base (BNCC) is to guide teachers, coordinators and supervisors of schools in the development of activities, projects and discussions on different topics. They are responsible for covering issues related to training in basic school. However, the absence of themes such as body, gender, sexuality and sexual orientation has been evidenced, which is something contradictory, since the purpose of the document is to assist in the teaching and learning process. If we perceive this space as a place where debate and reflection should take place. This is the motto of the discussion, which is supported by the post-structuralist perspective and, based on discourse analysis, it is proposed to listen to students of a degree in Biology at a public university, on how they perceive the urgency of this debate and its role in the social formation of the future teacher and student at school.

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Author Biographies

Welson Barbosa Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Pós Doutor em Educação Escolar pela UNESP - 2018, Doutor em educação pela UFSCar - 2015, mestre em Educação pela UFU - 2010, é licenciado em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade de Uberaba - 1990 e em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins - 2017. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Uberlândia UFU, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal e Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura e Bacharelado em Biologia. Coordena o grupo de pesquisa MASCULINIDADES: Cultura, educação e Subjectividades GPEMCES e, como pesquisador, tendo Michel Foucault como referências, discute vulnerabilidade e risco de suicídio entre homens de 13 a 28 anos, desde 2005. Atua na formação docente para a escola básica, trabalhando produção de Modelos 3DR para o ensino de ciências da natureza, a partir de uma perspectiva inclusiva, interdisciplinar, que vise o fortalecimento das identidades e subjectividades de professores, alunos e suas práticas.

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta do curso de Química (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU). Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar (Ciências Humanas e Educação) e Grupo UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (Artes). Coordenadora Colaboradora no núcleo multidisciplinar na área de Química do Subprojeto Matemática/Química do Edital PIBID 23/2022 (UFU/Pontal). Atua no campo da Educação em Ciências/Química, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, com interesse nos seguintes temas: Formação docente, Educação-Ensino de Ciências-Química no Brasil e Historicidade da Educação-Ciências/Química, dentro do prisma das Filosofias da Diferença e do Pós-estruturalismo.

Polly Ana Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em pedagogia, pela Universidade federal de Uberlândia, compõe e desenvolve trabalhos com o GRUPO DE PESQUISA MASCULINIDADE, CULTURA, EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADES - GPENCES 

Published

2023-09-28

How to Cite

Santos, W. B., Rigue, F. M., & Ferreira, P. A. R. (2023). NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE: MISSING IN GUIDELINES ON BODY, GENDER, SEXUALITY AND SEXUAL EDUCATION?. Educação Em Foco, 28(1). Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/41204