CARMEM IZABEL CARLOS SILVA (1968-1970) E SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO PARAIBANA

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo dar visibilidade à atuação da professora Carmem Izabel Carlos Silva, na Paraíba, entre os anos de 1968 a 1971. Nesse período, a professora se destacou por ter sido a primeira paraninfa da turma de normalistas de Campina Grande-PB e ter ocupado o cargo de Direção do Departamento de Educação Média na Paraíba. As fontes utilizadas foram os jornais Diário da Borborema (1968 -1971) e o Diário de Pernambuco (1968-1971). A análise se deu com base em Sirinelli e sua teoria de rede de sociabilidades, perspectiva sob a qual investigamos o percurso socioprofissional da referida professora. Também se fará uso dos estudos de Chartier, que reconhece os discursos nos impressos como representação social. A atuação de Carmem Izabel Carlos Silva é entendida como um ato de poder, que, embora marcada por percalços de uma sociedade dominada pelo masculino, configurou sua forma de atuar e interpor seu discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmella Tamires Avelino de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Substituta no Centro de Formação de Professores - CFP, Unidade Acadêmica de Educação da Universidadade Federal de Campina Grande (UAE/UFCG). Doutora em Educação - Universidade Federal da Paraíba.

Fabiana Sena da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada III, no departamento de Metodologia da Educação e Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora da FAPESQ/PB.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Sousa, P. T. A. de, & Silva, F. S. da. (2023). CARMEM IZABEL CARLOS SILVA (1968-1970) E SUA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO PARAIBANA . Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/41123

Edição

Seção

Artigos