MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

ESTUDO DE CASO

Autores

Resumo

O processo de alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual (DI) tem-se mostrado um desafio aos professores de salas regulares e de Educação Especial, especialmente nos anos que acompanham a consolidação da inclusão social na perspectiva da educação inclusiva. Dessa forma, o presente estudo de caso visa a analisar a importância da mediação pedagógica no processo de aprendizagem da leitura e escrita em crianças com DI, partindo do pressuposto de que a mediação pedagógica é um processo educacional em que o professor, ao ensinar, emprega sua expertise para ajustar o conhecimento de acordo com as necessidades e o ritmo de aprendizagem da criança com DI. Como método de pesquisa, procedeu-se à análise da prática pedagógica, a qual envolveu oito encontros com duas crianças com DI focados na leitura de histórias e escrita de palavras selecionadas do texto, em sessões com duração de duas horas cada. Como resultado, observou-se que a mediação pedagógica, aliada às interações sociais pautadas no diálogo e à proximidade do professor no acompanhamento da leitura e escrita, estimula o engajamento das crianças com DI no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Antonio Puzipe Papim, Unesp/Marília

Graduado em Psicologia, Pedagogia e Ciências Sociais. Possui mestrado em Ciências Sociais e em Educação, e atualmente é doutorando em Educação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social e do Grupo de Pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural. Atua como Psicólogo Clínico, com ênfase em Transtornos do Humor.

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Unesp/Marília

Bolsista Produtividade - CNPQ, nível 2. Professora Adjunta da Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na graduação e pós-graduação. Pós-doutora
em Educação (USP), Livre-docente em Educação Especial (UNESP), Doutora em
Educação (UNESP), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Pedagoga com
habilitação em Educação Especial, área da deficiência visual (USP). Coordenadora
Adjunta do Mestrado Profissional de Educação Inclusiva em Rede Nacional
(PROFEI/CAPES).

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Papim, A. A. P., & Oliveira, A. A. S. de. (2023). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: ESTUDO DE CASO. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/41010

Edição

Seção

Artigos