MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41010Abstract
O processo de alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual (DI) tem-se mostrado um desafio aos professores de salas regulares e de Educação Especial, especialmente nos anos que acompanham a consolidação da inclusão social na perspectiva da educação inclusiva. Dessa forma, o presente estudo de caso visa a analisar a importância da mediação pedagógica no processo de aprendizagem da leitura e escrita em crianças com DI, partindo do pressuposto de que a mediação pedagógica é um processo educacional em que o professor, ao ensinar, emprega sua expertise para ajustar o conhecimento de acordo com as necessidades e o ritmo de aprendizagem da criança com DI. Como método de pesquisa, procedeu-se à análise da prática pedagógica, a qual envolveu oito encontros com duas crianças com DI focados na leitura de histórias e escrita de palavras selecionadas do texto, em sessões com duração de duas horas cada. Como resultado, observou-se que a mediação pedagógica, aliada às interações sociais pautadas no diálogo e à proximidade do professor no acompanhamento da leitura e escrita, estimula o engajamento das crianças com DI no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.